Sabia que a aptidão humana também é baseada nas pinturas do veterinário?É verdade, é verdade! Embora ainda seja conhecido como o componente da medicina que lida com animais, a medicina veterinária também lida com alimentos, solo, água, saúde pública, genética, doenças circulando em animais e humanos (zoonose) e muitas outras áreas.
Regulamentada no Brasil pela primeira vez em 1033, a corrida conta com especialidades, alcançando mais de 80 espaços de especialização, essa escala faz da medicina veterinária o principal componente da saúde única, tema da cruzada 2020 dos Conselhos Veterinários Federais e Regionais (CFMV)./ CRMV) para o Dia do Veterinário, que é comemorado em 9 de setembro.
Lançado em 2 de setembro, a cruzada tem como tema O veterinário também cuida de você e ficará no ar até o final do ano.Será imaginável consultar, nos meios virtuais dos conselhos regionais e federais, peças como sites quentes, vídeos institucionais, podcasts, depoimentos de profissionais, tokens de redes sociais e relatórios.Também haverá duas ocasiões online nos dias 3 e 4 de novembro: o II Simpósio Internacional de Saúde Única e o IV Simpósio Paranaense de Saúde Única, seja na água: Sangue da Terra e registro solto.
Construída em colaboração entre os 27 conselhos regionais e o CFMV, a cruzada 2020 inclui dados e personagens que vão explicar como as pinturas veterinárias se pintam de forma incorporada com outros espaços de aptidão para a saúde pública, animal e ambiental. tópicos: Covid-19; Segurança alimentar; Controle de zoonoses; ambiente.
Os personagens, veterinários brasileiros, testemunharão seus espaços exclusivos de experiência fitness, suas vidas e percentuais de facetas pouco conhecidas da sociedade, apresentando a situação de estudos de aptidão animal para resolver doenças humanas.
Covid-19 e zoonose
Segundo o veterinário Hélio Autran, “a destruição do meio ambiente aumenta a opção de contágio através de outros por meio de microrganismos fornecidos em animais que no passado não tinham contato com humanos, seja por transmissão direta ou por vetores (…)”.Professora titular do Departamento de Ciências Clínicas da Universidade estadual de Oregon, bem como diretora e membro do corpo docente do Hospital Veterinário da instituição, a Autran coleta dados sobre citações entre covid-19 e animais de estimação e armazena suas descobertas e análises em suas mídias sociais e site não público.
Enquanto a economia global estava praticamente paralisada, estudos clínicos explodiram em 2020, buscando localizar respostas para neutralizar a ação da doença, que muitos acreditam ter começado através da contaminação de um animal silvestre. O veterinário Nélio Batista de Morais, Presidente da Escola Nacional de Veterinária da Comissão de Saúde Pública (CNSPV/CFMV), considera que, em geral, essas doenças têm a possibilidade de muitas outras pessoas ao mesmo tempo, precisamente o que vemos com o Covid-19Array
Outras doenças que os profissionais veterinários carregam, tema do depoimento da veterinária Karina Diniz Baumgarten, que durante 11 anos coordenou o Programa Nacional de Controle de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) em Santa Catarina.essas doenças podem infectar os humanos, mas treiná-los levou tempo.”O desafio no início era fazer com que outros percebessem a brucelose um zoonótico e que os agricultores e os funcionários da fazenda corriam o risco de serem infectados.Como não havia diagnóstico em humanos, era geral que eles não acreditassem”, explica Karina.
A professora Paula Helena Santa Rita, que leciona e estuda em uma escola de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, coleta dados sobre o efeito da agricultura no meio ambiente e como o veterinário pode ser um ator-chave não só para o condicionamento físico do rebanho, como estamos acostumados a exigir, mas também como culpados pela progressão sustentável onde trabalhamos.
O desequilíbrio ambiental causa, por exemplo, uma infestação de insetos, como mosquitos, que podem transmitir dengue, Zika, malária e chikungunya, entre doenças.As pinturas do veterinário estão envolvidas no combate às zoonoses, doenças que são transmitidas aos seres humanos através de animais.
Alimentos saudáveis
E quem se lembra do veterinário quando come?, é a funcionalidade desse profissional em fazendas, matadouros, supermercados, matadouros e onde há produtos de origem animal que prometem a qualidade dos alimentos. Struy há treze anos na tabela de Inspeção Sanitária e Sanitária de Produtos De Origem Animal, Isabelle Campello explica a toda a geração que a proteção de carne, ovos, leite, mel e outros produtos que chegam à nossa mesa, aborda os conceitos de segurança alimentar, defesa alimentar e fraude alimentar.
Nas últimas décadas, o Brasil tornou-se uma potência agrícola, gerando alimentação à população nacional e exportação de cereais e proteínas.Mesmo com a queda do comércio global, o conhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) implica que o setor foi considerado essencial para manter a fonte alimentar da população e o único com uma expansão constante da pandemia.
Saúde única
Nesse contexto, a figura do veterinário é o profissional mais qualificado para implementar e coordenar as ações da Unique Health.A fórmula CFMV/CRMVs insistiu em alertar profissionais, gestores e público sobre o quão positiva ela afeta sua funcionalidade na saúde de todos.Deus o abençoe.
É exatamente dessa totalidade que trata a One Health: a adequação dos seres vivos e do planeta. O conceito de One Health abrange conhecimentos técnicos e clínicos, métodos para abordar as causas das zoonoses e decisões de políticas públicas apropriadas. O papel do Médico Veterinário na Unique Health é exercido desde o início, na origem da Medicina Veterinária, na prevenção, controle ou erradicação de doenças, garantindo a aptidão animal e a qualidade e segurança dos alimentos. de origem animal para a população. Graças às redes sociais, sites oficiais da internet e da mídia, os brasileiros em breve poderão se informar um pouco mais sobre o vasto mundo da medicina veterinária, a caixa da ciência que cuida dos animais, do meio ambiente e também cuidar de você. Junte-se à cruzada Você é veterinário e tem algo a dizer sobre suas pinturas na Unique Health? Compartilhe conosco! Precisamos mostrar a todos a importância desse profissional para a aptidão física humana, animal e ambiental. Grave um vídeo (pode ser no celular, na horizontal, ou seja, com a mendacidade da câmera voltada para baixo) de até um minuto e conte sua história. Termine com a palavra “o veterinário também está perseguindo você” e publique descaradamente (publicamente) nas redes sociais, usando #somossaudeunica. Esta é a oportunidade de mostrar a todos o quão gigantesca e aplicável é a presença do veterinário na vida das pessoas. Os vídeos ficarão hospedados no hotsite da cruzada, no portal do CFMV, e poderão ser compartilhados nas redes sociais CRMV e CFMV. No hotsite também é possível baixar as peças publicitárias da cruzada para distribuição. Empresas, profissionais e todos os cidadãos podem revelá-los. Há peças para a mídia social e dossel de avatar, além de cortinas para mídia offline (jornais e revistas). Comece esta cruzada! O MÉDICO VETERINÁRIO TAMBÉM SE PREOCUPA COM VOCÊ! Conselho de Comunicação CFMV
Gerente de Site Sebastello Neris Prado Jornalista DRT 793 / MS
Endereço Rua Carlos Augusto Pissini Sobreiro, 451 Ferroviio (Vila dos Professores) Ponta Poro – MS CEP: 79904-022
E-mails [email protected]