O ciclo de conferência “Mais Mulheres na Política Capixaba” aconteceu no Dia das Apresentações nesta quinta-feira (03) com o painel Inclusão das Mulheres na Política: Eleições 2020.La para ocasião tem como objetivo motivar e empoderar as mulheres capixabas que parecem ter acesso ao procedimento democrático de ervas e inteligentes para todos.Organizado por meio da Vice-Governadoria do Estado, por meio do Programa Agenda Mulher, o ciclo levou os participantes a falar sobre as estruturas e propósitos do Estado em termos de cotas de gênero.
Para o primeiro tópico abordado, “Encargos para as Eleições de 2020.O papel do prefeito e vereador”, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES), Domingos Taufner, argumentou que a corporação tinha uma visão ainda equivocada dos propósitos dos funcionários eleitos nos municípios.
Se você perguntar ao público qual é o papel do vereador, eles dirão que ele está “fazendo um favor” ou “representando o bairro”.No entanto, eles têm propósitos vitais no projeto administrativo do município.Vereadores criam leis municipais e legislativas; supervisionar o executivo; juiz; gerenciar e debater.Há inúmeras missões “, disse Taufner.
O assessor político do vice-governador Odmar Nascimento argumentou o que chamou de “novo normal”.Ela também falou da aventura política através do procedimento democrático e da necessidade de um diferencial na agenda das mulheres na política.diretrizes: saúde, educação, segurança. Eles merecem fazer um discurso e um olhar feminino com a pergunta: onde meu discurso pode me levar e as razões que acredito e protejo?
Um levantamento baseado no conhecimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentado através da Ouvidoria do Ciclo, Wilma Checker, mostra que enquanto as mulheres compõem 51% da população de Esperito Santo, desde janeiro de 2017 não temos um único vereador.em 32% dos municípios de Esperito Santo, ou seja, em 25 dos 78 municípios do estado, as mulheres não participam da política.
Com base nesse quadro, Marilda Silveira, Coordenadora Regional da Transparência Eleitoral, aprofundou o tema “Cotas de gênero nas eleições de 2020”, discutindo como estrutura a baixa representação da política e o papel dos partidos políticos nesse processo.
“Pesquisas mostram que a política, como em outros espaços da sociedade, é exclusivamente meritocrática, ou seja, ninguém a acessa apenas por mérito.Apesar da autonomia dos partidos na seleção dos candidatos, há um monopólio dos candidatos, causando um confronto com o querer respeitar a ação afirmativa para a profissão desses espaços através das mulheres”, disse.
Ela acrescentou: “Isso significa que esses espaços, nos quais as mulheres precisam entrar, já possuem líderes masculinos, porque foram inseridos nessas posições muito antes deles e formaram uma rede de contatos, em um momento em que as mulheres têm os mesmos direitos”, disse o advogado.
Wilma Checker, por sua vez, lembrou das dificuldades que as mulheres enfrentam ao entrar na política, como o caso da primeira mulher a ocupar uma posição eleita no Brasil.”Somente em 1928, Luíza Alzira Teixeira Soriano foi eleita a primeira prefeita brasileira, nas Lajes, No Rio Grande do Norte.”
O público interagiu com as perguntas e comentários dos palestrantes no Instagram do Programa Mulher Mulher.A ocasião conta com uma aliança com a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP); Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); Ensino Superior da Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo (ESPGE); Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV), Comissão de Direitos Políticos e Eleitorais/Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES).
Terceiro dia de reuniões Nesta sexta-feira (4) é o último dia do “Mais mulheres na política capixaba” com o painel: Eleições 2020: a candidata feminina.A transmissão será via TV Educativa (Canal: 2.1), através da Rádio Espírito Santo (1106FM), Instagram @agendamulher e no site da A Gazeta, às 14h.
SERVIÇO – HORÁRIO
Data: 04/09 (sexta-feira)
Horário: 14h.
3º Painel: Eleições 2020: A candidata feminina
-Tema: Alternativas para participação efetiva das partes.
-Participantes: Polianna Pereira dos Santos (Associação Visibilidade Feminina)
-Tema: Financiamento e marketing para candidatas do sexo feminino.
Participantes: Luciana Nepomuceno (OAB / Federal)
Mediação: Wilma Checker (OAB / ES)
Transmissão ao vivo: ES Educational TV (Canal: 2.1) R-Dio Esparito Santo (1160 AM) Instagram @agendamulher site da Gazeta