No primeiro dia da Semana Brasil 2020, especialistas da empresa de cibersegurança Kaspersky aprenderam golpes destinados a roubar conhecimentos não públicos, como identificadores de bancos, postados nas redes sociais.Rede de varejo conhecida com uma TV 4K será oferecida por menos de US$ 600.Vincular problemas a uma página de phishing. Após a suposta compra, a vítima fornecerá aos criminosos seus próprios dados, como o CPF e o número do cartão de crédito, entre outros.
“O cibercrime brasileiro está procurando datas especiais para lançar seus ataques.Portanto, é vital que o usuário saiba que tudo na Internet, mesmo em redes sociais confiáveis, como o Facebook, não é verdade”, alerta Claudio Martinelli, general da Kaspersky.gerente para a América Latina.
O executivo acrescenta que os usuários da Internet devem ser informados de faturas com recibos bancários, já que ao contrário do crédito bancário, tais transações não permitem faturamento atrasado em caso de fraude, por isso é amplamente utilizado pelos hackers para dedicar golpes.
“Cuidado com preços absurdos, não faça isso em” pontos de venda que só se contentam com faturas de bilhetes, não clique em anúncios classificados que redirecionam para sites diferentes do nome válido, e não porcentagem de anúncios classificados.Seja uma ferramenta para prejudicar um amigo ou membro de um círculo familiar”, acrescenta Martinelli.
De acordo com o novo relatório de Spam e Phishing, publicado via Kaspersky em agosto, os brasileiros estão entre os principais alvos de phishing do mundo.Aproximadamente um em cada 8 internautas no país (13%) acessado pelo menos um link para páginas maliciosas de abril a junho deste ano, o índice está bem acima da média global (8,26% ao mesmo tempo) e coloca o Brasil como o quinto país com a proporção de usuários atacados.
Para você de ataques de phishing, a Kaspersky recomenda as seguintes medidas de segurança:
Sempre desconfie de links obtidos através de e-mails, MENSAGEns SMS ou WhatsApp, especialmente quando o manuseio parece suspeito ou estranho;
Antes de clicar neles, verifique sempre o endereço para o qual você foi redirecionado, o endereço de link e o endereço de e-mail do remetente para ter certeza de que eles são autênticos e verifique se a chamada de link na mensagem não aponta para outro hiperlink.;
Verifique se a notícia é verdadeira através da página ou organização oficial da empresa, ou perfis de mídia social;
Se você não sabe se a empresa é genuína e segura, não insira nenhuma informação não pública.
© Perfil jornalístico – 2019 – Todos os direitos reservados. As notícias em blogs, colunas e artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores.
Rua Bom Jesus da Lapa – – Interlagos – Trs Lagoas/MS – CEP: 79600-120 – Tel.(67) 3522-4622
Feito através do Lobo Design