O manual resume as medidas que merecem ser seguidas no contexto escolar para a prevenção e controle do Covid-19, mas não está concluída: a Direção-Geral da Saúde diz que aguarda a entrada do documento.
© Gerardo Santos / Global Imagens
As escolas só serão fechadas em casos de “alto risco” e a triagem para aqueles que estiveram em contato com pacientes com covid-19 será “preferencialmente dentro de 12 horas de identificação do caso”, recomenda a Diretoria-Geral de Saúde (DGS), que na sexta-feira revelou todas as medidas a serem tomadas pelas escolas no contexto da pandemia. O documento “Escolas de Referência – Controle da Transmissão Covid-19 no Contexto Escolar” já pode ser acessado e baixado na página online do DGS aqui.
O manual também será “objeto de contribuições e consolidação”, segundo dados da Direção-Geral.
No documento, o DGS explica que dois casos comprovados de covid-19 em uma escola são suficientes para ser uma epidemia, mas que é apenas em “situações de alto risco” que o governo de fitness decide fechar a escola.
As primeiras características são fechar uma ou mais aulas, ou fechar “uma ou mais vagas escolares ou escolares”.Como último recurso, a escola total está fechada.
“O fechamento de todo o estabelecimento educacional ou educacional só merece ser considerado como em condições de alto risco no estabelecimento ou na comunidade.Essa medida só pode ser tomada em nossas mentes através da autoridade local de aptidão, envolvendo aptidão do governo regional e nacional na tomada de decisões, diz o documento do DGS que o Ministério da Educação enviará a todas as escolas.
As medidas a serem seguidas têm uma variedade de aspectos que vão desde a distância entre as pessoas, a distribuição e organização das salas de aula e a organização do próprio estabelecimento educacional.tempo de aparecimento dos sintomas da doença e da identidade do caso suspeito.
O DGS ressalta a importância da “ação rápida e implementação de medidas” por meio da autoridade local de aptidão, mas também da coordenação entre os diversos atores da rede educacional para transmissão nas escolas.
As medidas vêm com a detecção de outros que estiveram em contato com o paciente: “A detecção de contato começa temporariamente após a confirmação de um caso covid-19, preferencialmente dentro de 12 horas de identificação do caso, adicionando toques na escola (alunos, professores, professores), covivious e toca de outros contextos que possivelmente seriam relevantes” , leia a referência publicada hoje.
Se o governo de fitness decidir fechar temporariamente a escola, sua reabertura é objeto de uma nova resolução através desses governos quando eles que o cenário epidemiológico está sob controle e não representa uma ameaça para a comunidade escolar.
O documento também destaca os efeitos negativos do fechamento e contenção escolar: “Embora sejam medidas obrigatórias para o controle de uma epidemia, elas têm um efeito sobre os determinantes sociais, intelectuais e ambientais da aptidão física, que podem ter consequências para o bem-estar físico, intelectual e social dos alunos.Essas consequências também tenderão a aumentar as desigualdades sociais e fitness existentes.”
O documento de hoje também registra uma falência com consultas e respostas às principais questões que surgiram com a pandemia.A primeira pergunta é se os jovens são menos propensos a ter covitude do que os adultos.
O DGS afirma com os dados até o momento: “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos pediátricos representam apenas cerca de 1 a 3% das infecções por SARS-CoV-2 relatadas em todo o mundo.No entanto, parecem estar tão vulneráveis à infecção na idade adulta, apesar da burocracia leve ou assintomática (sem sintomas) da doença.Outros estudos estão em andamento para avaliar a ameaça de infecção em jovens e jovens.”
As aulas começam entre os dias 14 e 17 de setembro e voltam a ser aproveitadas, depois que as escolas fecharam no ano passado em meados de março devido à pandemia covid-19.
Segundo o DGS, o objetivo do documento “é servir de referência para a prevenção e transmissão do SARS-CoV-2 no que diz respeito à gestão de casos, contatos e surtos de covid-19 no contexto escolar”.serão enviados através do Ministério da Educação para instituições de ensino.
As medidas apresentadas baseiam-se nos princípios da evidência e do conhecimento clínico, bem como na evolução da situação epidemiológica, sem abrir mão da consulta e do cumprimento da legislação vigente ou de outras diretrizes expressas para as instituições de ensino, e em especial as regras ditadas pelo Ministério da Educação em 3 de julho relativas à organização do ano educacional 2020/2021″, disse o DGS em nota à imprensa.
Além disso, este pacote não se destina como fechado através do DMS.O campus afirma que “durante a próxima semana, o documento será objeto de contribuições e consolidação”.