Montante a ser direcionado ao SVO dos municípios brasileiros
O Ministério da Saúde entregou R$ 1,5 milhão para Alagoas, recursos que merecem ser utilizados para fortalecer as instalações de verificação de óbitos (SVO) da nova pandemia coronavírus No total, aproximadamente 66,3 milhões de reais serão repassados para estados, municípios e distrito federal. .
A medida pode aliviar um dos gargalos desses meses de progressão da doença no Brasil: a falta de velocidade na transmissão dos efeitos de novos exames de causa morte para confirmação ou rejeição de casos suspeitos.
Mais de 40 locais no Brasil são indexados como beneficiados pela liberação de recursos, enquanto Alagoas e Sergipe receberão o mesmo valor, menos do que os demais estados nordestinos.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que a liberação do orçamento através do governo federal permanece vital para o confronto contínuo com a pandemia Covid-19.
“A Sesau também reitera que mantém ações de combate ao Covid-19, ouvindo ciência, fomentando a cobertura populacional e fazendo um investimento no atendimento das pessoas”, disse.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o orçamento será usado para ajudar os funcionários de fitness a confirmar ou rejeitar as mortes causadas pelo Covid-19. A medida foi publicada na última terça-feira (29), no Diário Oficial da União.
Com essa medida, estados e municípios poderão realizar movimentações em 43 SOS para ampliar e qualificar os serviços do regime, como o monitoramento de óbitos, autópsias em corpos sem causa expressa de morte ou em casos de suspeita de Covid-19, a emissão da certidão de óbito. de casos suspeitos ou comprovados da doença”, relata MS.
O reforço monetário também visa inspirar estados e municípios a informar a vigilância epidemiológica dos óbitos suspeitos ou mostrados com o Covid-19, casos de óbitos maternos e infantis.
Para a alocação de recursos, segundo o Ministério da Saúde, foi aplicado o critério populacional do domínio atendido por meio do SVO, explicado com os estados e municípios, e de acordo com o conhecimento demográfico oficial do IBGE. O incentivo monetário transferido. de uma vez, excepcional e transitóriamente.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.