Le Monde: Negligência de Bolsonaro contribuiu para o desastre do Pantanal

 

Leia também: “Passar pelos animais da fazenda é um retrocesso sem sentido”, diz o ex-presidente do Ibama “Caminhamos com água na cintura e lareira na cabeça”: O regime de brigadeiros do Pantanal Fogo no Pantanal de Mato Grosso começou nas fazendas dos criadores que abastecem as gigantes do agronegócio

 

“O pantanal, que abriga a excepcional flora e fauna, é uma sombra do que era”, diz o jornal francês, que traz à tona os mais de 16 mil incêndios registrados na região desde o início do ano. destruição que ele vê na frente dele. Um jacaré carbonizado, depois um crânio de búfalo. Mais tarde, o cadáver sinistro de uma cobra, “congelado” no meio do voo desesperado de chamas.

No final da estação seca, o Pantanal parece um cemitério, segundo o Le Monde. “Nas garras dos incêndios em massa desde julho, esse domínio da biodiversidade excepcional, que abriga cerca de 650 espécies de aves, 98 répteis e 159 mamíferos, já perdeu, segundo especialistas, 20% a 25% de seu domínio, ou, de 3 a 4 milhões de hectares, se foram”, explica o jornal. ” A duração da Bélgica ou da Suíça. “

 

 

A jornalista faz um paralelo com um exemplo francês: lembre-se que há alguns meses caminhando pela Transpantaneira de 150 km, que vai de Poconé a Porto Jofre, com uma paisagem intocada, com lagos e pântanos, nos lembrou da bela região herbácea da Camargue, no sul da França. A trilha estava cheia de animais como onças, antas, tamanduás gigantes e anacondas e araras de plumagem azul. “Um paraíso do ecoturismo”, diz o jornalista.

Em setembro, tudo mudou. ” O Pantanal nada mais é do que uma sombra em si, onde “as florestas carbonizadas e cor de carvão aderem a rios e lagos secos, riscados como um pergaminho antigo”. A seca foi imaginável através de milhares de incêndios. “Desde o início do ano, 16 mil foram registrados na região, contra apenas 6. 000 ao mesmo tempo em 2019”, diz o jornal.

Além dos animais, os humanos também sofrem, com bombeiros locais. “Caos total”, diz um líder da equipe local, referindo-se à falta de helicópteros, tanques e homens. Apagar as chamas”, só se você cuspir”, disse o bombeiro, furiosamente.

 

 

Um consultor local explica à reportagem que o governo tem priorizado a salvaguarda do agronegócio do que o turismo e os animais. ONGs apontam o dedo para agricultores gigantes. “Essa crise é resultado da ação humana”, segundo um ambientalista.

A tragédia é resultado de vários fatores, e um deles, segundo os especialistas, é Jair Bolsonaro. O governo federal acusa o biólogo Alcides Faria, entrevistado pelo Le Monde, de “não ter feito nada para salvá-lo dos incêndios, mas ainda assim terminar de acompanhar as operações dos órgãos ambientais, que intimidam os agricultores”.

O correspondente Bruno Meyerfeld visitou o Pantanal com o fotógrafo Victor Moriyama, um dos destaques do último Visto pour l’Image em Perpignan, sul da França, em setembro.

 

. . . Muito bem, não se vá ainda. Ajude-nos a continuar trabalhando cartaCapital.

Rádio pública francesa, que produz conteúdo em 18 idiomas, português. Fundada em 1931, em Paris.

c [Math. floor (c. length / 2)]. conteúdo de texto’

‘div [Math. floor (div. length / 2)]. conteúdo de texto’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *