30/10/2020 17h39, atualizado em 30/10/2020 17h39.
Outubro é sinônimo de cruzada de conscientização sobre o câncer de mama, mas além do alerta vital para a doença, é um mês que destaca a importância do cuidado integral para a aptidão da mulher, para oferecer uma aptidão de qualidade combinada com protocolos de proteção para pacientes que precisam de cuidados médicos e consultas de regime, a atribuição do Amigos da Sa’de reforça a importância dos exames regulares para prevenir muitas doenças para o público feminino.
(Outubro) É um movimento infame porque é uma estratégia de mobilização social que ajuda a conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer e a relevância do diagnóstico precoce de outras doenças”, explica Geovani, urologista e diretor técnico do Hospital Urológico de Brasília.
Câncer de mama
Segundo o Ministério da Saúde, a doença é o tipo máximo de câncer não incomum em mulheres, no Brasil e no mundo, e a patologia é responsável por cerca de 28% dos novos casos de tumores em mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). ), uma em cada 8 mulheres prolongará a vida útil da doença.
Os números são preocupantes, no entanto, o autoexame e a mamografia permitem o diagnóstico imediato, aumentando consideravelmente as chances de recuperação. Quanto aos exames de imagem, o Dr. Philipe Bronzeado Cavalcanti, da Perfect Diagnostics by Imagem, ressalta que o dispositivo utilizado neste procedimento utiliza baixas doses de radiação e, nesse sentido, não há explicação para a preocupação. O profissional recomenda que a mamografia seja feita entre o dia 7 e o dia 14 do ciclo, pois nesse período, a mama é menos sensível e dolorosa.
“A ameaça relacionada à exposição à radiação é mínima, especialmente em relação aos benefícios da prevenção do câncer de mama. Na clínica, todos os dispositivos radiológicos são fornecidos com a tecnologia Smart Dose, que reduz os níveis de radiação por meio de testes em até 40%. “
Cavalcanti afirma que se a doença for diagnosticada em estágio inicial, há 95% de recuperação. “A mamografia é um teste de referência e insubstituível. Identificar pequenas lesões em estágio inicial, como nódulos, calcificações e distorções do tecido mamário. mesmo antes de serem detectados na palpação”, explica.
Doenças oculares
A saúde ocular é outra coisa que o público feminino deseja estar ciente. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que as mulheres representam dois terços dos cegos do mundo, que são mais suscetíveis à deficiência visual. As características são as principais justificativas do problema. Os ajustes hormonais também influenciam a progressão da catarata, olhos secos e aumento da pressão intraocular. O excesso e o uso incorreto de maquiagem podem ser os principais índices de problemas oculares.
“Rímel, delineador, lápis e sombra nos olhos, peças que estão em contato direto com os olhos, também podem causar irritação ocular, desde sensação de queimação, coceira persistente a reações alérgicas, bem como conjuntivite e blefarite”, alerta Tarciso Schirmbeck, oftalmologista do hospital.
Apesar da maior incidência de doenças oculares, elas podem ser tratadas e, como o câncer de mama, quanto mais antes do diagnóstico, maiores as chances de recuperação, por isso é essencial prestar muita atenção ao desconforto e sintomas apresentados pelo quadro. como dificuldade de enxergar, queimaduras, coceira, visão turva, dor e vermelhidão. Doenças como o glaucoma são geralmente silenciosas nos estágios iniciais, por isso é essencial ir a um oftalmologista confiável.
Infecção do trato urinário
A infecção do trato urinário é mais comum nas mulheres, principalmente devido a uma característica anatômica: a uretra feminina é menor que a dos homens, o que significa que o caminho que as bactérias terão para ter sucesso na bexiga é menor e, portanto, há uma maior ameaça de infecção.
Iniciativa que une clínicas e hospitais oferece atendimento especializado e mais de 180 profissionais
A iniciativa oferece mais de 180 profissionais que adicionam urologistas, oftalmologistas, radiologistas, fonoaudiólogos e otorâneos
De acordo com o conhecimento do Ministério da Saúde, cerca de 30% das mulheres terão uma infecção do trato urinário leve ou grave em algum momento da vida e, segundo a pesquisa, têm 50 vezes mais chances de ter o desafio do que os homens. os principais sintomas da doença são: queimaduras ao urinar, querer urinar – ir ao banheiro várias vezes para urinar, urina avermelhada (com sangue) e dor na “barriga”.
O urologista e diretor técnico do Hospital Urológico de Brasília, Geovani de Assis, alerta para a gravidade do problema, que embora muitas outras pessoas minimizem o problema, podem evoluir rapidamente.
“Para evitar complicações graves, basta iniciar o tratamento o mais rápido possível. Quando notar um substituto na urina, fale com um médico. Caso contrário, há uma ameaça de que a infecção se espalhe pelo corpo e possivelmente até leve o paciente à morte. “
Saúde da voz
A habilidade da voz é tão vital quanto a habilidade do quadro. Quando a voz está rouca, ele faz uma chamada infeliz. Embora não seja um problema incomum e pouco discutido, essa reação de quadro ocorre porque há exaustão das cordas vocais. é mais prevalente em alguns grupos, como professores e cantores, bem como entre adultos e mulheres de meia-idade.
Uma substituição de voz por mais de duas semanas é um sinal de cautela, pois possivelmente envolveria várias doenças, adicionando câncer de laringe. A chamada disfonia – ajustes de voz – ainda pode ser um sinal de problemas gástricos ou mesmo neurológicos. Em alguns casos, o enfraquecimento das cordas vocais é um dos sintomas observados na doença de Parkinson, que endurece os músculos, adicionando os da laringe.
“O conselho é não esquecer os ajustes persistentes na voz. Qualquer caso de disfonia prolongada é comparado através de um otorquingologista. Mulheres com mais de 50 anos vêm com um check-up para comparar suas cordas vocais em suas consultas anuais”, recomenda Joseph. Stenio Dias Filho, diretor técnico da OtorrinoDF.
Para saber mais sobre os exames e consultas que serão feitos para cuidados de saúde integral da mulher, pare na página dos Amigos da Sa’de online ou toque nas clínicas que fazem parte da tarefa diretamente.
Hospital Urológico de Brasília
Tire imagens de diagnóstico
Otorrinolaringologia
Hospital de visão ocular
Apenas 3 estabelecimentos foram informados e outras 4 pessoas foram informadas sobre o uso correto da máscara
Segundo a polícia, o guarda havia transmitido dados e arranjado o crime com três homens, que confessaram o crime.
Diagnóstico publicado na sexta-feira (30/10). Leandro Cruz, 50 anos, permanece internado no Hospital Santa Luzia, sem alta prevista
Duas semanas antes da primeira das eleições municipais de 2020. A disputa se move para um momentoArray que está aberto
Os bombeiros fizeram uma massagem cardíaca na vítima por 50 minutos antes de notar a morte no local.
Todos os direitos reservados.