Algumas nuvens
Atalaia – AL
Na tarde de ontem (29), gestores de 4 geradores do nordeste controlados por meio de cooperativas de fornecedores de cana-de-açúcar se reuniram na fábrica da Coopervales em Atalaia-AL. Nos horários habituais e interesse a todos, nasce a alocação da primeira unidade cooperativa de usinas de açúcar, para iniciar as operações na região Nordeste.
Juntos, Coaf (Timbaba/PE), CooafSul (Ribeiro/PE), Pindorama (Cururipe/AL) e Copervales respondem por 6% das 50 milhões de toneladas de cana-de-açúcar previstas para a atual safra do NE. Colheita.
“Será um dos grandes conglomerados do setor sucroalcoo de açúcar e energia do NE”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da usina do Coaf e do Conselho Setorial agropecuário da OCB-PE. A cooperativa é projetada de acordo com o plano de negócios das 4 unidades, que manterá sua autonomia na gestão interna, mas começará a atuar como um bloco no mercado, otimizando sua filosofia cooperativa no setor.
Em vez de a fábrica comercializar por conta própria, a fábrica, por exemplo, aumentará a margem de todos sobre os custos de aquisição de insumos para fábricas, bem como campos cooperativos de cana-de-açúcar. O mesmo acontecerá com a venda de etanol, açúcar, cachaza, energia, etc. produzido através das unidades.
“Compraremos suprimentos 4 vezes mais e venderemos aos nossos fabricantes na mesma proporção, o que qualifica nosso plano de negócios para compra e venda”, diz Lima.
Toda essa margem qualificada será maior para a própria cadeia produtiva, pois as cooperativas não apontam para o lucro, mas para a progressão socioeconômica de todos os envolvidos: fornecedores de cana-de-açúcar, culpados pelo máximo de contratações de mão-de-obra no setor canavieiro. . Assim, a planta contribuirá para todo o setor.
As 4 usinas estão cadastradas na OCB e cumprem e atuam no sistema pró-cooperativismo brasileiro. Os cenários estão com pressa para começar a fábrica. De acordo com o cronograma estabelecido na assembleia de hoje, que contou com o apoio do Codiretor de Desenvolvimento Operacional da OCB-PE, a assembleia de formalização da comissão será realizada com os membros dos 4 andares até maio do próximo ano.
Além de Alexandre e Tarcsio Calebana (Coaf), os principais líderes de Pindorama (Klécio Santos), CooafSul (Caco e Lus Henrique) e Copervales (TL Tenio) também aprovaram o plano de ação e o levarão às respectivas dicas para discussão. . gestão de unidade comercial.