As novas regulamentações anunciadas esta tarde por Antonio Costa têm efeito sobre cerca de 70% da população que vive em Portugal, num total de 121 municípios e vêm com semi-cercado, teletrabalho obrigatório em cargos onde as restrições imagináveis e da indústria. 4 de novembro.
Primeiro-ministro Antonio Costa se dirige a jornalistas
© Antonio Cotrim / Lusa
O governo anunciou esta tarde uma nova linha vermelha que determina quais municípios do país estão sujeitos a medidas mais restritivas e que estão saindo dessa situação. O critério geral constante é agora de 240 casos de contágio consistindo de 100. 000 habitantes nos últimos 14 dias. . Qualquer um que exceda esses números terá medidas especiais em sua posição que vêm com o “dever de recolher”. Tudo é reavaliado quinzenalmente.
Já estão incluídos 121 municípios, somando espaços de Gran Porto e Gran Lisboa, que cobrem 70% da população e entrarão em vigor na próxima quarta-feira.
“Não podemos transformar esse desafio de aptidão em um desafio policial”, diz Costa, pedindo responsabilidade individual. A nova lei será usada para “monitorar o progresso da pandemia”. A cada 15 dias, os municípios da lista podem ser maiores ou menores dependendo do número de casos.
Ainda falta ser explicado um novo estado de emergência, que terá de ser decretado pelo Presidente da República – Costa anuncia a posição de governo para Marcelo Rebelo de Sousa.
As medidas são:
– O teletrabalho torna-se obrigatório, a menos que você esteja motivado a se opor.
– Dever cívico de coleta domiciliar (bloqueio). ” Temos que ficar em casa se for imperativo, mesmo que possamos gastar comprando mantimentos, indo à escola, gastando compras ou se exercitando”, mas “a regra é que temos que ficar em casa. Nós “, disse o primeiro-ministro.
– Jet lag obrigatório.
– Fechamento de todas as instituições de publicidade depois das 22h. Restaurantes (até 22:30 horas) com mesas para seis pessoas. Feiras e mercados emergentes são proibidos.
A lista de dicas práticas pode ser encontrada https://covid19estamoson. gov. pt/ (a página online do governo foi, no entanto, abaixo você pode ver a lista completa aqui).
Enquanto isso, Costa anunciou que a MotoGP no Algarve ficará sem audiência “após a má lição que a Fórmula 1 deu. Não podemos correr riscos”, disse ele.
VEJA LIVEBLOG COM O ANÚNCIO DE NOVAS MEDIDAS GOVERNAMENTAIS