Muitas nuvens
Atalaia – AL
O candidato do PT para o município de Atalaia, professor Lesso, propõe a aquisição por meio do município de 30 hectares na zona rural, para o status quo de uma fazenda agrícola experimental, proposta que está incluída em seu plano de governança.
Segundo o candidato, Atalaia terá diversos ganhos com esse projeto, voltados para as demais culturas evoluídas na fazenda, bem como a progressão da economia local, motivando até mesmo a instalação na comuna de uma fábrica de leite e seus derivados, planta. Indústria de celulose e suco e estrutura da CEASA em Atalaia para comercializar a produção de agricultores e agricultores locais.
Ele explica como funcionaria a Fazenda Agrícola Experimental:
Plantio experimental de palma de macaaba para biodiesel a partir de óleo vegetal extraído do coco macaba;
Plantio experimental de culturas frutíferas para transmitir sabedoria aos agricultores de Atalaia;
Criação de caprinos lácteos para inspirar a melhoria dos rebanhos de cabras através de agricultores e pecuaristas. As cabras serão distribuídas por leilão;
Criadouros de animais de boa origem para um rebanho maior para a distribuição de sementes de touro para vacas agropecuaristas atalaia;
Criação de laboratório de inseminação de rebanho sintético;
Construção de lagoas para piscicultura;
Criação de um laboratório de progressão de fritura para posterior distribuição para agricultores e pecuaristas.
Também em sua missão do governo de ampliar a agricultura no município, o professor Lesso enfatiza a importância da criação de uma escola técnica agrícola, a construção de um matadouro de caprinos e pecuárias, a manutenção de uma frota de máquinas agrícolas para pequenos agricultores e as atribuições do Ministério da Agricultura e a manutenção dos acessos que ligam a aldeia ao campo em condições inteligentes. Acordo para anunciar o embarque da produção agrícola e animal.
Professor regular do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, Lesso também destaca o desejo de identificar parcerias com universidades, institutos federais, entre outros, para ampliar estudos clínicos e experimentais.
Lesso também emite em seu plano de governo que vai abastecer os agricultores do município, com o objetivo de jornais sobre agronegócio e técnicas agrícolas, e inspirará a participação em feiras de geração agrícola.