BRUXELAS – Notícias falsas sobre um “Bônus de Natal de Emergência” que circulam nas redes sociais também podem levar os usuários da web a uma surpresa muito desagradável. A empresa de segurança cibernética Kaspersky adverte que é um golpe que tenta enganar os usuários para clicar em links maliciosos. possivelmente levar os pacientes a comprar instalações premium sem o seu consentimento, ou mesmo para ter seu conhecimento não público ou monetário roubado.
Segundo analistas, a fraude começa com uma mensagem de que beneficiários de auxílio emergencial, Bolsa Famolia e aposentados teriam direito a uma “dotação” real de R$ 800 a ser liberada pelo governo federal. Esta mensagem é transmitida pelo WhatsApp.
Para ter direito à falsa vantagem, os usuários são convidados a clicar em um link que os redireciona para uma página com uma apresentação para a aplicação de um banco nacional. Nele, o usuário é solicitado a responder um questionário e fornecer conhecimento pessoal (como chamada e CPF).
Finalmente, para verificar se o usuário não é um “robô”, você é solicitado a clicar em um link para porcentagem do registro no status do Facebook. A página também avisa que um SMS de verificação será enviado. De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky, este é o momento em que o golpe ocorre.
“Ao executar a confirmação completa, o usuário, sem saber, contratará um serviço de celular pago. Você será cobrado na próxima conta e muitos acabam pagando mesmo sabendo disso. Na verdade, os golpistas criam registros nas plataformas de serviços de valor agregado dos comerciantes e, portanto, usam o desenho de cobrança dessas corporações para baixar ganhos monetários”, explica Assolini.
O especialista também não descarta que a tática possa ser usada para outros ataques, como phishing. “É imaginável que esse mesmo artifício seja reproduzido para o roubo de dados não públicos ou monetários, o que é um medo ainda maior agora quando o registro da fórmula PIX está em andamento. Por essa razão, é vital que outras pessoas saibam que isso é um golpe e que podem sofrer sérios danos se caírem na “história” do golpista, adverte.
Assolini acrescenta que esse ataque tem algumas características típicas dos cibercriminosos brasileiros: distorcem notícias genuínas ou inventam rumores, com apelos atraentes para atrair a atenção das vítimas.
O especialista da Kaspersky diz que o usuário possivelmente estaria ciente das linhas seguras deixadas pelos golpistas. No caso do falso golpe de bônus de Natal, os primeiros sintomas aparecem na mensagem inicial: erros ortográficos e encaminhamento para uma frente não relacionada ao banco.
Além disso, aqui estão algumas precauções vitais para cair em golpes como:
(VISUAL DIGITAL)
Jornal Voz do Bico