TRE-PE suspende campanha em Pernambuco
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, por meio de uma consulta virtual realizada na noite de quinta-feira (29), a suspensão de editais eleitorais no usuário do estado. A proibição começa a valer a partir desta quinta-feira. A suspensão tomada por resolução do presidente do TRE, Frederico Ricardo de Almeida Neves, por seis votos favoráveis e uma abstenção, proíbe atos presenciais que galvanizam aglomerações, de qualquer forma, se galvanizarem aglomerações, são proibidas.
De acordo com documentos enviados por funcionários do TRE, “ao tomar a decisão de entrega da proposta de resolução, o Presidente do TRE-PE levou em consideração, entre outros fatores, que na prática, a distância social, o uso de máscara e outras precauções se mostraram seguramente inúteis em atos de cruzada eleitoral ”, disse ele.
Uma parte do que levamos em consideração é: “A preservação da vida, que é acima de tudo, requer a contribuição de todos”. A proibição deveu-se ao aumento do número de casos em Covid-19 e ao fato de que comícios presenciais e ocasiões de cruzadas eleitorais causam multidões. Embora os candidatos usem máscaras, quando participam de ocasiões, é imaginável ver outras pessoas sem máscaras.
A decisão, conforme previsto na minuta preliminar, proíbe atos que abrangem assentamentos, mesmo que sejam realizados em espaços abertos, semiabertos ou auto cinematográficos. São eles: bandeiras, concentrações, marchas, caravanas, entre outros; A atribuição também relata a proibição de encontros sociais, eventos presenciais e a adição de campanhas de arrecadação cruzada, mesmo em formato de condução.
Outro ponto a destacar no segmento é: O cenário de gravidade excessiva e incerteza decorrente da pandemia covid-19 se deve à demanda por uma postura de culpa por parte de todos e, sobretudo, daqueles que pretendem exercer cargos nos poderes legislativo e executivo, culpados de definir e implementar políticas públicas, bem como a própria Justiça Eleitoral.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.