A Fundação Renova fecha em outubro com mais de 500 acordos de reembolso para casos de indícios enganosos de danos causados pelo rompimento da barragem de Fundcao. O valor pago às pessoas envolvidas nos municípios de Baixo Guandu (ES) e Naque (MG), primeiros beneficiários do novo sistema de reembolso, implementado após a resolução da 12ª Vara Federal em movimentações trazidas pelos comitês populares afetados, soma aproximadamente R$ 48 milhões.
Mais de 5. 500 programas foram submetidos desde agosto, quando a nova fórmula entrou em vigor e instituiu uma matriz de danos a diversas categorias ocupacionais: lavadores, artesãos, lixadeiras, vagões e extratores minerais, pescadores de subsistência, pescadores ocasionais/artesanais/de fato. , a cadeia produtiva da pesca, comerciantes ocasionais e celulares de peixes, associações, agricultores, produtores rurais, ilhéus, agricultores, inquilinos e agricultores para consumo próprio, e agricultores, produtores rurais, ilhéus para a comercialização ocasional.
O funcionamento da nova fórmula dizia respeito à implantação de uma plataforma online, denominada Portal do Advogado, que está disponível na página online da Fundação Renova (www. fundacaorenova. org) para atender em especial essas categorias casuais e com provas enganosas de danos O período de acesso à plataforma online em qualquer um dos municípios foi prorrogado pelos tribunais e agora é 31 de janeiro de 2021.
Esse novo sistema, totalmente automatizado, traz finesse e segurança à vítima, pois é apoiado por advogado e aprovado através dos tribunais, além disso, para atender às categorias de alta informalidade, a documentação exigida é mais ágil do que a do programa de reembolso de mediação.
Acesso
O acesso à plataforma é o primeiro passo para entrar no sistema de devolução, pessoas físicas devem ser representadas por meio de advogados ou defensores públicos que devem cumprir todas as etapas descritas na plataforma e cumprir o acórdão, como a apresentação dos requeridos. Uma vez concluída esta tramitação, se a proposta de reembolso for aceita, o prazo para a Convenção é encaminhado aos tribunais, e somente após a ratificação judicial é a Convenção assinada e a restituição paga.
Para se cadastrar na plataforma, os envolvidos devem verificar se têm mais de 16 anos no momento do crime, ser representados por meio de advogado registrado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou na Defensoria Pública e estar devidamente cadastrado ou com pedido de inscrição na Fundação Renova, vinculada aos municípios de Baixo Guandu ou Naque , até 30 de abril de 2020.
Pessoas físicas podem ou não tomar a decisão de entrar no novo sistema de depreciação. A opção de aderir ao programa de depreciação de mediação da Fundação Renova é possível, dependendo dos critérios de elegibilidade e parâmetros de depreciação implementados por meio da Fundação.
A Fundação Renova informa que, até agosto de 2020, foram pagos 2,6 bilhões de reais em reembolsos e assistência monetária a cerca de 321 mil pessoas por meio do Canal do Rio Doce, em Minas e Esperito Santo.
Mais informações sobre a correção feita podem ser encontradas em: https://www. fundacaorenova. org/cincoanos/
© 2020 Di’rio do Rio Doce – Todos os direitos reservados. Para Apiki.