Investigue os destinos nacionais favoritos do Brasil para o verão

ANDRÉ MARTINS-MTUR – BRASÍLIA

Levantamento da página online Decolar reforça a perspectiva de que o turismo interno liderará a recuperação do setor em meio à pandemia: Segundo o levantamento, sete destinos da região Nordeste estão entre as 10 nacionalidades brasileiras mais sensíveis até janeiro de 2021 . : Fortaleza (CE), Maceió (AL), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Salvador (BA), Porto Seguro (BA), São Paulo (SP), Florian-polis ( SC) e Joel Pessoa (PB).

Os números, que são comparados à mesma época em 2020 (veja tabela abaixo), são baseados em pesquisas de produtos de clientes nas plataformas Decolar até 19 de outubro deste ano, para cadastro até 10 de janeiro de 2021. as atividades econômicas no Brasil estão gerando um aumento na chamada para as férias de verão no país.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, saúda a expectativa e reafirma seu compromisso de restaurar o setor: “Temos atropelado a pandemia para que o turismo não entre em colapso e esteja em condições de se recuperar. Os destinos nacionais se deleitarão com um forte movimento no verão, ajudando o turismo a recuperar sua capacidade de contribuir para a economia e a consequente geração de emprego e renda”, observa.

 

Indicadores

Vários saberes turísticos nacionais envolvem a retomada dos negócios no país. Segundo levantamento realizado em outubro por meio do Fórum de Operadores de Hotéis do Brasil (FOHB), por exemplo, a fonte nacional de hospedagem está se aproximando da normalidade pré-pandêmica. O levantamento mostra que mais de 90% dos 64 hotéis consultados estão abertos, ou seja, uma disponibilidade de quase 127,6 mil quartos.

Das instituições do domínio ainda fechadas, 45% pretendem reabrir este ano, dos quais cerca de 20% já em outubro. Outro número que reflete a recuperação do mercado no país vem da última pesquisa mensal de instalações do IBGE. o relatório registrou o quarto mês consecutivo de acumulação em agosto, atingindo 19,3%, e desde maio o setor acumulou um lucro de 63,4%.

 

Apoio

Desde o início da pandemia, o governo federal tem atuado sobre os efeitos da Covid-19 no turismo. Os movimentos referiram-se a projetos como a Medida Provisória 936, que permitiu flexibilização de salários e horários; A MP 948, que regulamentou o relacionamento com os clientes do segmento, e a MP 963, que garantiu cinco bilhões de reais para empréstimos por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), entre outras medidas.

Comparação de pesquisas por destinos nacionais para janeiro de 2020 e 2021:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *