Pente Fino no Auxílio Emergencial: Saiba como a Dataprev é feita foi convocada para uma iniciativa que garantirá maior qualidade no pagamento de auxílio emergencial do setor cultural. A corporação vai processar a lista de potenciais beneficiários e verificar se não há duplicação na movimentação de recursos. O conceito é evitar que aqueles que já ganharam assistência emergencial acessem recursos de fonte de renda para trabalhadores culturais. Contra golpes imagináveis, a empresa cruzará referências entre os dois programas.
No pagamento de auxílios do setor cultural, a Dataprev é um cônjuge tecnológico do ministério e da secretaria em uma fórmula que permite aos gestores verificar se artistas e espaços atendem aos critérios para aproveitar os benefícios obtidos, conforme decidimos por meio da legislação. Nº 13. 982 / 2020 e Nº 14017/2020 (Lei Aldir White).
A ferramenta evoluída por meio de empresas permite que estados e municípios verifiquem, de forma ágil e automatizada, se os candidatos atendem às necessidades legais para obter o recurso, para isso a fórmula atravessa as bases federais e cadastros nacionais para indicar a elegibilidade dos artistas. espaços culturais.
A resolução da concessão depende dos administradores, que consultam os termos diretamente no auxiliocultura. dataprev. gov. br com o CPF dos EUA e os CNPJs da empresa.
Até agora, segundo o Ministério do Turismo, foram repassados R$ 2 bilhões para o setor nesta pandemia do novo coronavírus, o equivalente a mais de 2/3 do total de R$ 3 bilhões esperados, 50% para estados e Distrito Federal e 50% para municípios e Distrito Federal.
A medida foi formalizada este mês por meio de uma Convenção de Cooperação Técnica (ACT) para evitar fraudes orçamentárias nos termos da Lei Aldir Blanc, entre o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, e o Ministério da Cidadania.