Reclamações de escolha anormal podem ser registradas no site do TRE-RJ

OLHO VIVO O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) disponibilizou ao eleitor o sistema de e-Dénonciation, por meio do qual é imaginável denunciar irregularidades da cruzada eleitoral tanto nas ruas quanto na web e nas redes sociais. Distribuição de cestas básicas, doação de mercadorias (camisetas, máscaras, gel de álcool, copos, dentaduras, bicicletas, tijolos, asfalto, etc. ), operação de centros sociais, com entregas clássicas de instalações e cursos de fitness, uso da máquina pública, realização de churrascos e festas são alguns dos fatos ilícitos que podem ser relatados.

Para ser mais informado sobre irregularidades na legislação eleitoral, o TRE-RJ entregou um panfleto à https://www. tre-rj. jus. br/eje/gecoi_arquivos/arq_158105. pdf, que trata do tema de forma didática e objetiva.

Mantendo o sigilo da identidade, o denunciante preencherá o formulário de denúncia, onde implicará a localização e tratamento da propaganda que considera irregular, seu conteúdo e os nomes dos candidatos ou partidos políticos envolvidos. Importância de anexar fotos e vídeos sempre que você puder imaginar e relatar o máximo de dados possível para a pesquisa. No momento da denúncia, o eleitor obterá um número de protocolo para acompanhar o andamento do processo.

Uma vez registrados, os dados serão encaminhados automaticamente à Justiça Eleitoral do município onde a suposta irregularidade foi cometida e serão utilizados como base para as operações diárias dos grupos de fiscalização de publicidade do estado. Os relatórios das entradas de inspeção são encaminhados ao Público. Ministério Público Eleitoral e poderia possivelmente resultar em processos judiciais para revogar o registro ou título de um candidato ou multa.

 

 

© Revista Atual 2019

Faça login em sua conta abaixo

Complete a burocracia abaixo para se cadastrar

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *