O programa está ajudando as mulheres a profissionalizar e estimular os negócios.

Apesar das muitas situações exigentes que ainda enfrentam as mulheres hoje, já que mais tempo é dedicado à família, atividades domésticas e dificuldade de crédito, ao longo dos mais de dois anos, a proporção de mulheres profissionais de marketing que são “chefes de família” aumentou de 38% para 45%, segundo conhecimento do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Aceito fornecer meu conhecimento para receber documentos e comunicações de acordo com a política de privacidade e termos de uso do Sebrae SC e da ND

Embora tenham ganhado cada vez mais espaço na sociedade, em cargos no passado ocupados predominantemente por homens, na política, segundo a Justiça Eleitoral, nas eleições deste ano, as mulheres representam 33,6% do total de 55. 7389 candidatos, superando a maior taxa. das últimas três eleições – e em todos os segmentos econômicos, continuam sofrendo preconceitos e desigualdades no mercado de trabalho. Em tempos de crise, como este ano, a pandemia coronavírus, essas condições são acentuadas.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), no primeiro trimestre de 2020, o número de mulheres que perderam o emprego foi 25% maior que o dos homens, ampliando a probabilidade de buscar empreendedores por necessidade por meio de mulheres, muitas delas. chefes de família.

Por isso, ressalta o Sebrae/SC, a promoção do empreendedorismo feminino é para que as mulheres construam suas rendas, criem empregos, tenham sustentabilidade no mercado e, acima de tudo, sejam independentes e protagonistas de suas vidas.

Para ajudar as mulheres em todos esses processos, o local de trabalho regional da agência em Santa Catarina está investindo no espírito empreendedor feminino por meio do programa Sebrae Delas Business Woman, Leading Entrepreneurs Passionate about Success, um programa de aceleração que visa ampliar as chances de sucesso. conceitos e negócios. A iniciativa visa as habilidades, comportamentos e talentos das mulheres por meio da disseminação e profissionalização do espírito empreendedor feminino.

O programa começou em 2018 com 378 profissionais de marketing da região; durante a pandemia, passou por mudanças e uma edição especial foi lançada, que decidiu sobre 500 novos profissionais de marketing de todo o estado.

Amanda Magalhães é uma das mulheres que investirão em seu próprio negócio, há menos de um ano, mesmo no meio de uma pandemia, foi incentivada e abriu uma fábrica de chocolate artesanal em Florian-polis, Toré, onde cuida de todo o procedimento de processamento do produto, desde grãos de cacau até barras. “Depois de 11 anos na empresa onde trabalhei, senti esse desejo de fazer outra coisa, me questionar, de agir sobre qualquer coisa que me motivasse. depois da maternidade, o que me fez olhar para mim mesmo com outros olhos e outras prioridades”, diz Amanda.

Para fazer essa transição e abrir a empresa, ele solicitou a participação do programa Sebrae Delas Mulher em Negacios, e diz que a agência trouxe sabedoria e força para lançar o produto, apesar das situações de cenário exigentes no mundo.

Segundo ela, desde então, ela entrou em várias associações, criou uma página online e as vendas estão crescendo. “Os efeitos que me foram proporcionados pelo programa Sebrae Delas são difíceis de mensurar em números. Mas ganhei tanto, passei por uma transformação tão grande esse programa que além dos benefícios técnicos que eu esperava e recebi, essa rede, esse apoio, essa união de mulheres é muito rica”, diz.

O Sebrae Delas Mulher de Negacios também faz parte do Retoma Santa Catarina, iniciativa que introduziu a pandemia em junho deste ano, que vai durar até 31 de janeiro de 2021, e que combina diversas ações, respostas e treinamentos, todos soltos e online disponíveis para todos aqueles que desejam estudar, aprimorar e evoluir no novo cenário da economia catarinense.

Apoiar apenas para superar as dificuldades desse período, mas para preparar as corporações para outra realidade, com novas demandas e demandas dos clientes.

Segundo o Sebrae/SC, o objetivo é estimular a recuperação da economia do Estado por meio de movimentos estruturados para acompanhar a reestruturação dos pequenos negócios à nova realidade do mercado. Os métodos de recuperação vêm com crédito, novos modelos de negócios, colaboração artística e virtual. transformação e formação de equipe.

“Retomar é um conjunto de movimentos de forma ordenada para responder à dor do empreendedor pela pandemia. O Sebrae, em colaboração com as federações e associações pro, tem buscado alinhar seu serviço a fim de fornecer dados e atendimento a todas as empresas máximas impactadas”, explica Paulo César Sabattini Rocha, chefe de progressão regional do Sebrae/SC.

A ação é mais uma oportunidade apresentada através do escritório para que o empreendedor possa aprender, recomeçar e reconsiderar o negócio neste momento delicado para o mercado. “Temos equipes que permitirão que você pense, reconsidere seu negócio, como agiu, como você deve agir agora, porque o Sebrae tem muitos produtos e é apresentado tanto para soltos quanto para outros que você pode decidir dentro de um portfólio. Produtos do Sebrae”, acrescenta rocha.

Pilares do projeto

Retrato de um jovem confiante na porta de um café – Foto: Getty Images / ND

O Sebrae Delas Mulher de Negacios tem como objetivo despertar e a cultura empreendedora das mulheres. Os movimentos do programa giram em torno de 3 pilares, que visam combinar a sabedoria e a força das mulheres voltadas para seus ofícios:

ME – você quer crescer em sua vida, carreira, família, fitness e outras facetas de sua vida. Os conteúdos trabalhados neste pilar estão alinhados com os conceitos de psicologia positiva.

MEU – sobre meu negócio, meu conceito e meu projeto. O conteúdo trabalhado neste pilar está alinhado com a aventura do empreendedor para ter sucesso na vida adulta e expansão da empresa.

WE – problemas envolvendo a comunidade global de mulheres. O conteúdo aqui trabalhado visa vincular os participantes e também seu vínculo com outros empreendedores, a fim de construir e redes de empreendedorismo feminino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *