Ministério das Comunicações destaca progresso do 5G

Ministério das Comunicações destaca progresso do 5G

Recriado em junho deste ano, o Ministério das Comunicações (MCom) publicou na noite de ontem (30) um panorama dos movimentos feitos em 2020, em espaços como o 5G, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), a expansão da Rede Internet, medidas para digitalizar o governo e o avanço da televisão virtual. “A recriação da carteira veio meses após um passo vital para a implementação do 5G no país: a publicação, em janeiro, de regulamentos para o leilão de tecnologias. “disse ele.

De acordo com o ministério, a medida vai interligar políticas em cidades, vilas, espaços rurais e urbanos remotos com mais de seiscentos habitantes, além de rodovias federais e a instalação de infraestrutura, agregando fibra ótica, nos atuais municípios que não possuem com uma. . Assistido. Estas serão algumas das recompensas que as empresas vencedoras terão de realizar.

“Até 2021, espera-se a maior revolução da geração de telecomunicações da década. O leilão de 5G do país deverá ser concluído até o final da primeira parte do ano, inaugurando uma nova era de conectividade banda larga, com programas em diversas áreas, como transporte, telemedicina, agricultura e educação, e uma série de outros programas ainda a serem descobertos”, afirma o dossiê.

Wi-Fi Brasil

Em 2020, o Ministério das Comunicações alcançou 12. 715 problemas de Internet instalados por meio do programa Wi-Fi Brasil, mais de 80% desses serviços estão localizados nas regiões Norte e Nordeste e mais de 9. 500 nas escolas, beneficiando 2,6 milhões de estudantes.

O programa também atende postos de ginástica, unidades de segurança pública, povos indígenas, quilombos, assentamentos rurais e outros serviços públicos localizados em locais remotos onde não há teia de fibra. sinal de rede de conhecimento óptico ou celular.

Além dos problemas que podem ser causados por meio do satélite, uma parceria entre o MCom, o Ministério da Saúde e a Rede Nacional de Educação e Pesquisa (RNP) levou a internet a um círculo de 1. 252 estabelecimentos de ginástica familiar. expandir a rede para 16. 000 novas unidades

Conectado ao norte e nordeste

O governo também implementou este ano os sistemas Connected Norte e Nordeste Connected. Os projetos visam anunciar o tráfego de conhecimento de fibra óptica, permitindo conexões de alta velocidade em locais passados não confiáveis.

No caso da região Nordeste, o programa já beneficiou os municípios de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Bahia com a ativação de uma importante rede de cabos de fibra óptica que permite a transmissão de conhecimento em cem Gbps. assinou com as corporações para levar infraestrutura de fibra óptica para 16 cidades agrupadas e ampliar a diversidade de serviços.

O programa Norte Connected vai aproveitar 9,3 milhões de brasileiros do layout do mapeamento da Amazônia Conectada, que é realizado através do exército, para atender toda essa demanda, em um domínio margeado por rios e com domínios de difícil acesso, 10. 000 quilômetros. cabo de fibra óptica está planejado. A atribuição está prestes a concluir o procedimento de licitação para a fonte do cabo.

Investimentos

O Fundo de Desenvolvimento tecnológico de Telecomunicações (Funttel) fechou 20 anos em 2020 com a movimentação de 427 milhões de reais, a maior da história em um ano sem se casar, segundo o ministério. O volume representa um acúmulo de 390% em relação à média dos recursos reembolsáveis entre 2001 e 2018 O repasse feito ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Estudos e Projetos Financeiros (Finep) e Pesquisa e Desenvolvimento de Telecomunicações (CPqD).

Segundo o dossiê, o investimento permite a progressão e o uso de tecnologias de Internet das Coisas em sistemas agrícolas, transporte, saúde, segurança e soluções de Internet 5G. Estima-se que 41 mil empregos diretos e indiretos serão criados a partir da implantação dos projetos financiados.

Nova Lei Fust

O governo federal também tem conseguido destinar novos recursos para o Fundo Universal de Serviços de Telecomunicações (Fust). Anteriormente, os investimentos eram exclusivamente para telefonia constante, como telefones públicos. áreas rurais, basicamente com pouco ou nenhum acesso à Internet.

Com a mudança, o Fust ampliará a conexão com agricultores, agricultores, escolas rurais e famílias de baixa renda que agora não têm acesso à internet. Um dos setores mais favorecidos será o agronegócio, pois os fabricantes começarão a contar com a modernização dos sistemas de cultivo, controle e colheita dependentes da Internet.

Internet das Coisas

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Lei 14. 108/2020 reduziu a zero impostos seguros sobre aparelhos com sistemas máquina a máquina utilizando a Internet. É a lei conhecida por inspirar a chamada Internet das Coisas (conhecida como IoT, na Internet das Coisas). Tais níveis de geração vão desde frigoríficos conectados, através dos quais é imaginável ver fotografias de seu interior e ser avisado de que certos produtos estão esgotados, até máquinas agrícolas capazes de controlar a irrigação e transmitir dados no solo, o que promete ao fabricante mais energia desde o plantio até a colheita.

“A medida vai aquecer a indústria, tornar a geração menos cara, e trazer mais investimentos e empregos para o Brasil. Espera-se que os incentivos ao setor sejam culpados de criar até 10 milhões de empregos nos próximos anos”, lê-se no dossiê.

Regulamentos da Lei de Antenas

Segundo o ministério, a chegada do 5G ao Brasil exige uma série de investimentos em infraestrutura e modernização da lei. Em setembro, o governo federal regulamentou a chamada lei geral de antenas. Pela nova regra, a infraestrutura de telecomunicações pode ser instalada em vias públicas ou em mercadorias, sem querer pagar um pagamento pela execução, isso é chamado de “direito de passagem”.

Ou seja, as normas reduzem a carga de instalação de torres, cabos de fibra óptica e outros equipamentos, permitindo ampliar a política; a medida também agiliza os processos de licenciamento, especificando um máximo de 60 dias para que a empresa certa tosse uma decisão. prazo, a empresa está autorizada a instalar a estrutura. Até lá, o tempo de espera é de mais de dois anos.

Connect BR

A regulamentação geral da antena também inclui a política do programa Connect BR, que prevê a instalação de estruturas de telecomunicações em tipos de obras públicas, como rodovias federais, estaduais e distritais, ferrovias, ferrovias ou transportes públicos subterrâneos, linhas de energia, dutos, dutos, sistemas de esgoto e drenagem.

No caso de obras estaduais, distritais ou municipais, é obrigatório quando parte da taxa de alocação é financiada por recursos federais.

Vsat

O governo também emitiu uma medida transitória que isenta antenas que obtêm sinais de pequenos satélites, conhecidos como Vsat. Segundo o ministério, a medida se deve à que existem postagens no país onde a Internet só pode ser acessada por meio desse tipo de satélite.

Debêntures incentivadas

O Departamento de Comunicações também emitiu cinco ordens autorizando a emissão de R$ 4,2 bilhões em títulos não garantidos, de modo que as empresas de telecomunicações cujos projetos foram aprovados serão para aumentar o orçamento para financiar a expansão e melhoria de seus serviços.

As obrigações são um meio de “emprestar” dinheiro a uma empresa e são pagas através de taxas de juros constantes, com um retorno maior do que outros tipos de investimentos de fontes de renda constantes. (IR) segue uma imagem regressiva fundada na era das aplicações: quanto mais tempo você deixar o dinheiro ser investido, menos impostos você terá que pagar.

A diferença básica entre a modalidade incentivada e as demais é a restituição do IR. Para pessoas jurídicas, o aumento de 22,5% para 15%. Os indivíduos são isentos.

Cidades Digitais

Para o layout das telecomunicações no país, o governo trouxe fibra óptica para 23 cidades brasileiras, unindo os serviços públicos desses municípios, para dar mais agilidade na oferta de centros após a implantação das redes. Desde sua criação, o programa implantou a rede em 180 cidades.

Televisão digital

Segundo o Ministério das Comunicações, ultimamente 96% das famílias brasileiras possuem uma ou mais televisões, no país 80,69% da população já recebe o sinal de TV virtual, o objetivo da pasta é ter uma política de sinais virtuais cem por cento até 2023. Em novembro deste ano foi aprovada a transferência, que destina mais de 900 milhões de reais restantes da desconexão do sinal analógico à digitalização da TV em 1,7 mil, para que 24 milhões de brasileiros obtenham vantagens com a chegada do cartaz com mais qualidade.

Televisão digital

Hoje, 96% das famílias possuem uma ou mais TVs – VALTER CAMPANATO /Agencia Brasil

Em 2020, o MCom emitiu diversos regulamentos para facilitar a internalização das emissoras de televisão, segundo o dossiê, com as novas regulamentações, o processo de autorização de novos canais é menos burocrático e rápido, o que merece ampliar a oferta de conteúdo aberto e solto. para a população.

Radiodifusão

Uma organização executiva realizada por meio do MCom analisou 900 processos de retransmissão de TV (RTVs), 770 processos extras de educação, rede e transmissão pública foram avaliados, com o objetivo de ampliar o acesso a esses canais de comunicação e diversificar o conteúdo apresentado à população. O ministério também avaliou 2. 061 processos semelhantes às renovações de concessão e outros tipos de candidaturas.

Comunicação institucional

Em 2020, a MCom também realizou uma série de campanhas publicitárias semelhantes às questões de políticas públicas, incluindo o lançamento da Pix, um novo pagamento e transferência de dinheiro, e a nova nota de R$ 200, que teve o lobo liberado com juba.

Houve também produções institucionais da Semana Brasil 2020, Semana Nacional do Trânsito, conscientização sobre os perigos da exposição das crianças à internet, controle precoce de pacientes com covid-19, controle da dengue, entre iniciativas.

A MCom também promoveu a ação Heroica do Povo, como forma de homenagear outros que realizaram um ato digno de reconhecimento público, bem como heróis famosos da história nacional.

Ocde

Dois estudos com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tiveram os efeitos em 2020 e evoluíram para conectividade, telecomunicações e radiodifusão.

Uma dessas pesquisas, intitulada “A Caminho da Era Digital”, tem como foco as propostas e efeitos já recebidos da estratégia de transformação virtual do Brasil (E-Digital). O outro, intitulado “Telecomunicações e radiodifusão no Brasil”, focava na funcionalidade do Brasil nesses setores, como políticas e regulamentos. Algumas necessidades já foram atendidas e outras estão em andamento.

Com o Ministério das Comunicações.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *