Foto: André C – Porto Alegre – RS
Uma frente incruse atravessa o sul do Brasil nesta quinta-feira (31) e já ajudou a formar nuvens sobre Santa Catarina. Além da frente inescrupulosa, o fluxo de ventos entre o ambiente em decrescente e o meio ambiente também favorece a formação de nuvens pesadas sobre o Paraná.
O ano de 2020 foi caracterizado por muitos distúrbios semelhantes à falta de chuvas no sul do Brasil, porém, o ano terminará com um clima volátil e chuvas no máximo em partes da região.
Até a noite de quinta-feira, as tempestades devem ter êxito em praticamente todos os espaços do Paraná e componentes de Santa Catarina, já ocorreram rajadas de vento de cerca de 70 km/h entre o litoral norte de Santa Catarina e o Litoral do Paraná no início da tarde. A cautela é para tempestades no componente centro-leste de Santa Catarina e no estado do Paraná, somando as capitais Florian-polis e Curitiba.
No Rio Grande do Sul, o tempo é mais aberto. Para Porto Alegre e outras áreas do Rio Grande do Sul, não chove mais, mas possivelmente haveria vento moderado em espaços litorâneos e montanhosos, com faixas de até 50 km/h.
De acordo com dados da Epagri-Ciram, entre quinta-feira (31/12) e sábado (01/02) há ameaça de alagamento e/ou estreitamento da faixa de areia nas praias devido à maré alta nas regiões em declínio da Santa. Costa de Catarina. Esse fenômeno será misturando a influência de toda a lua (maré de primavera), o vento do quadrante sul e, no sábado, a onda do mar entre 2,5 e 3,0 m.
Atenção especial aos horários (Tabela 1) e locais próximos às saídas dos rios, Rod. Diom-cio Freitas, Centro de Eventos – Centro-Sul, Avenida da Saudade, praias ao sul da ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneio Cambori , Barra Velha, Arabrangu, Laguna, Itaja, Joinville, entre outros. Deve-se notar que as inundações começam algumas horas mais cedo e continuam algumas horas após o horário de pico, dependendo da intensidade do fenômeno.
Os tempos máximos de inundação coincidirão com os picos de maré mostrados na Tabela 1, no litoral online e na árvore de marés no site do Ciram:
Tabela 1 – Maré astronômica prevista através da Epagri.