Anvisa: Comprovante de vacinação de covid é necessário para entrar no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) agora é obrigada a apresentar indícios de vacinação contra o Covid-19 para acesso ao Brasil para outras pessoas provenientes de voos estrangeiros. O governo ainda não detalhou os protocolos.

“A resolução teve uma pronta validade, sem um período de adaptação, e, portanto, obriga a Agência a fazer avaliações expressas, especificamente em relação aos passageiros que já estavam em movimento ou em trânsito no momento da emissão da resolução”, disse. disse. a Anvisa, em nota.

Durante a época de adaptação, os trabalhadores da Anvisa realizarão testes para “casos em que o viajante é simplesmente prejudicado pela substituição de regulamentos entre a era da partida e a chegada ao Brasil”, diz a empresa.

Você quer acompanhar as notícias técnicas do dia?Acesse e inscreva-se no nosso novo canal no YouTube, Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias globais de tecnologia para você!

Nos últimos dias, a Anvisa enviou um ofício à Casa Civil, assinado por meio dos cinco administradores, no qual solicitava a obrigatoriedade da adoção dessa medida. “A ausência de uma política de cobrança do certificado de vacinação permitiria ao Brasil, em um dos países, a seleção de turistas e viajantes não vacinados, o que é indesejável do ponto de vista da ameaça que essa organização representa para a população brasileira e para a Saúde. “Unidade do Sistema (SUS)”, justifica o documento.

A resolução da Anvisa veio após o anúncio de uma resolução do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a coleta de provas de vacinação para viajantes que entram no país, conforme explicou o ministro Luís Roberto Barroso no último sábado (11).

Na decisão do STF, algumas lacunas podem ser encontradas na exigência de vacinação contra o coronavírus, como em casos de razões médicas ou viajantes de países onde as vacinas apresentadas estão disponíveis.

A partir de agora, a Anvisa espera “a edição do decreto interministerial com mais pontos principais sobre a regulamentação do acesso dos viajantes ao Brasil, para que possa fazer os ajustes operacionais”.

Além do fator COVID-19, outros países estão adotando o uso de vacinas obrigatórias para acesso ao seu território, como é o caso do imunizante contrário à febre amarela, que é obrigatório para a entrada da Austrália e da China, segundo a Anvisa. É até imaginável baixar um certificado de vacinação contra a doença na página online da agência.

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações do Canaltech para receber atualizações do seu e-mail sobre as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *