Aumenta o número de feridos e deslocados pelas enchentes na Bahia

O número de outras pessoas afetadas pelas chuvas na Bahia chega a 233 mil pessoas, segundo a Defesa Civil Estadual.

O saldo passou em torno de 220 mil. Há também o recorde de outras seis lesões, agora, no total, são 273.

O número de desabrigados e outras pessoas deslocadas também aumentou para cerca de 25. 000, um aumento de cerca de 4. 000 outras pessoas.

Nesta quinta-feira (16), o governo estadual anunciou a entrega de algum outro orçamento de um milhão e duzentos mil reais às famílias afetadas.

A Secretaria estadual de Saúde disse que as aldeias afetadas pelas chuvas serão desinfetadas e um programa de vacinação será implementado para prevenir doenças após as enchentes.

O governo do Estado também está realizando uma projeção para a reconstrução de casas destruídas pela chuva em Itamaraju e Jucuruçu, no sul da Bahia, municípios cujos espaços são destruídos ao máximo pela chuva.

Em Imaraju, ruas que sofreram fortes chuvas estão sendo limpas para remover detritos e lama.

Os movimentos começaram na última terça-feira (14) e continuam por meio de uma aliança entre a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e o Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul do Estado (Construção).

Dona Carmelita Ribeiro de Oliveira, 69 anos, que aparece em um vídeo viral na internet, onde se senta no sofá da casa enquanto a água da chuva entra na casa, perdeu quase todos os seus móveis.

O idoso fica no espaço dos pais em Itamaraju. Com o dinheiro de sua aposentadoria, Dona Carmelita disse que, pouco a pouco, vai reconstruir sua vida e resgatar tudo o que perdeu.

Na quarta-feira (15), a Embasa, Empresa Baiana de Águas e Saneamento, controlou a retomada da água na máxima dos espaços afetados pelas fortes chuvas.

O município da região que ainda possui uma fonte anormal é Eunápolis, já que a estação de captação de água foi submersa. A previsão é que toda a padronização da distribuição do serviço seja até o dia 20, na cidade.

As carretas SAC Móvel foram enviadas aos municípios de Medeiros Neto, Jucuruçu, Prado e Vereda, onde a população terá documentos soltos, como carteiras de identidade.

Aviões pertencentes ao Grupário da Polícia Militar da Bahia já resgataram mais 15 pessoas em locais críticos e transportaram seis gestantes, seis jovens e outras cinco pessoas que necessitam de atendimento médico.

No sudoeste, a comuna da Laje declarou estado de calamidade pública: um rio transbordou e invadiu várias casas, que destruiu.

Mais de setenta pessoas estão em um abrigo improvisado através da Prefeitura ou nas casas de parentes.

Nas proximidades da cidade de Jiquiriçá, a força da água criou crateras nas ruas, alguns barrancos cederam.

Nesta quarta-feira (15), o Diário Oficial do Estado publicou a nota fiscal que desbloqueia 20 milhões em financiamentos para satisfazer os desejos dos investidores que sofreram perdas devido à chuva.

Empréstimos de até cento e cinquenta mil reais acumularão juros.

O Estado agora também tem permissão para comprar fogões e geladeiras para dar às famílias de baixa renda nas cidades afetadas pelas enchentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *