O número subiu de 13,4%, passando de 822 em 2019 para 932 neste ano.
Campinas, SP 29/12/2021 – “Essa contagem é importante para nós para ampliar políticas públicas efetivas para essa população”, disse Vandecleya Moro
O número subiu de 13,4%, passando de 822 em 2019 para 932 neste ano.
“Essa contagem é importante para ampliarmos políticas públicas efetivas para essa população”, disse Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos.
Quanto ao sexo, a contagem levou em consideração os auto-relatos, como em contagens anteriores. A maioria são homens, com 81,5%; seguido por Array com 16,2%. As pessoas trans representam 0,9%, os homens trans 0,6%. Aqueles que se explicaram como homossexuais foram 0,5% e travestis 0,4%. A população LGBT representa 2,4% do total.
Na contagem de 2019, houve também predominância de outras pessoas que se auto-identificaram como homens (82%), enquanto as mulheres representaram 15%. A população LGBT, incluindo cis men, cis women, trans men, trans women and travestis, totalizou 3%.
Durante a contagem de 2021, os entrevistados foram questionados se tinham sido vacinados ou se já haviam testado positivo para Covid-19. A maioria (70,1%) relatou ter levado o imunizante e a maioria (87,90%) também relatou positivo no teste. A Prefeitura de Campinas planeja uma nova vacinação para esse público em 2022.
Ações para os sem-teto
O município de Campinas mantém operações em particular para atender a população em situação de rua.
Rua SOS
O serviço de técnica social para a população adulta que vive na rua, a SOS Rua, com o convênio da Diretoria Municipal de Assistência Social, Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos, mantém uma técnica para o resto das pessoas que vivem nas ruas de Campinas, acolhendo e orientando-as.
O atendimento funciona das 8. m h às 22h. m. Durante a Operação Inverno, a ação se estende até meia-noite.
Ajuda
O programa Mão Amiga foi iniciado em 2016, com o objetivo de proporcionar educação profissional aos moradores de rua, buscando sua reintegração no mercado de trabalho árduo e, consequentemente, no círculo de parentes e vida social.
Os bolsistas são orientados pela rede municipal de assistência social e, para iniciar os cursos, estão sujeitos a diversos processos.
Operação “Amigos no trecho”
Lançada em 1º de julho de 2021, a ordem chega à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos, à Polícia Militar Rodoviária e às concessionárias que administram as estradas que percorrem a cidade de Campinas, um serviço 24 horas. que, assim que um usuário sem-teto é conhecido nas estradas, ele se aproxima, identifica-o e dá-lhe uma recepção na casa municipal.
redenção
O Recâmbio de Migrantes é um programa da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos cujo objetivo é garantir o retorno de outras pessoas socialmente vulneráveis à sua posição de origem.
compartimento municipal
A partir de abril de 2021, os demais moradores de rua também podem contar com o tronco, área para compra de seus pertences, está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial e está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h. m às 17h. m.
CENTROS POP Sares Unidade 1 e Unidade 2
São estabelecimentos públicos que estão oferecendo atendimento especializado aos sem-teto. Os movimentos que evoluíram são: recepção; escuta e compreensão qualificadas do círculo de parentes e contexto social dos usuários; recomendação sobre documentação não pública; compreensão da complexidade e do tamanho social que permeia a situação das ruas; a promoção da participação social dos usuários e a defesa dos direitos e a prestação de cuidados de higiene, vestuário e alimentação.
casas de passagem
As duas casas intermediárias de Campinas abrigam moradores de rua, proporcionando moradia temporária à estrutura da rota de saída, proporcionando higiene, saúde, alimentação, vestuário, documentação e atendimento de convivência.
Abrigos
O corredor da cidade conta com 3 abrigos para homens, um para mulheres, um abrigo municipal (Samim), um abrigo de emergência para cobertura de Covid, e um abrigo para pessoas em situação de rua com sintomas semelhantes à gripe.
escritório na rua
O Serviço Municipal de Saúde ajuda a manter o Escritório na rua, que visa atender essa população. Graças a um veículo adaptado que percorre outros espaços da cidade, o Consultaório na Rua presta atendimento físico a essas outras pessoas em seus próprios contextos de vida. . É composta por dois grupos multidisciplinares que vêm com médicos, psicólogos, pintores sociais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e redutores (outras pessoas que pintam com a política de alívio de danos causados por drogas). A atenção se concentra em doenças ou situações que maximizam os moradores de rua, como tuberculose, alcoolismo e combate ao crack e outras drogas. Orienta essa população sobre doenças como doenças sexualmente transmissíveis e hepatites. Realiza curativos, testes de diabetes e aferição de pressão arterial.
Agência de notícias corporativa. O conteúdo publicado na rede de componentes online, na lista de componentes são portais gigantes, como instâncias de terra, Metropoles e iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte dessa equipe, além de mais de cem sites e blogs de todo o país.
Patrocinadores de Ouro
Patrocinadores prateados
Patrocinadores bronze