Casos de cães perdidos se multiplicam em Botucatu após fogos de artifício

A primeira madrugada do ano registrou um número gigantesco de casos de cães que foram solicitados ou fugiram após a intensa manifestação de fogos de artifício em Botucatu. Deve-se lembrar que no município existe uma lei que proíbe a ativação de fogos de artifício com explosão, fato que não tinha boa reputação ou tinha sido inspecionado no momento da recuperação.

No ARCA no Facebook, houve vários relatos de animais fugindo de suas casas ou sendo descobertos em desespero na rua, a maioria dos casos ocorrendo no início da manhã, após fogos de artifício em toda a cidade.

“Cachorro descoberto na Avenida Camilo Mazoni em frente ao Peabiru Tem de Tudo. Ele é bem cuidado, mas assustado. Eu o trouxe para casa. Ajuda a compartilhar até que o proprietário (a) entregue através de testes”, disse um membro da organização em uma das mensagens.

“Cachorro macho descoberto na Unesp Rubião Junior à noite assustado com fogos de artifício. Por favor, espalhe a notícia até localizarmos os donos!Obrigado!” disse outro.

“Por favor. Meu cachorro fugiu com os fogos de artifício. A chamada dele é mûre. Aide-moi. Eu moro aqui na vila de Maria. Ele fugiu da Rua José Pereira”, escreveu outro internauta, entre muitos outros.

Além desses locais, os animais foram descobertos em Ouro Verde, Itamaraty, área central, Jardim Planalto, Vila Antártica, Cachoeirinha, Jardim Iolanda, Cohab 3, Vila Maria, Vista Alegre, Vila Ferroviária, muitos outros.

Na página da Arca (Amigos acumulados pela causa animal) todas as instâncias estão listadas. Várias postagens sobre animais assustados foram relatadas nas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Veja abaixo algumas fotos de animais que fugiram da noite em Botucatu.

Sancionada em abril de 2020, a Lei nº 6. 161, de 31 de março de 2020 “estabelece a proibição do uso de fogos de artifício e afins no âmbito do município de Botucatu”. Vereador Laudo Gomes da Silva.

A lei estabelece limites e consequências nesse sentido:

“Art. 1 ° É proibido cuidar e soltar fogos de artifício que causam poluição sonora, como explosões e explosões, no município de Botucatu.

§ 1º Para efeitos dos aparelhos contidos no segmento principal deste artigo, o seguinte será como fogos de artifício:

a Detonação de fogo;

b Foguetes;

c Argamassas;

d Baterias;

e Trazer os pés;

(f) Naval e faróis.

§ 2º A proibição referida neste artigo se estende ao total do Município, em ambientes fechados e abertos, em cargos públicos e cargos pessoais.

§ 3º Os fogos de artifício chamados pirotecnia e efeitos visuais, que causam poluição sonora, estão excluídos desta proibição.

Artigo 2. O descumprimento da proibição contida no artigo 1º desta Lei resultará na multa ao infrator de R$ 2. 000,00 (dois mil reais) corrigida através do índice oficial do município, dobrando a pena em crimes sucessivos.

§1º Se a infração prevista nesta Lei for cometida mais de uma vez por ano em estabelecimento pessoal, na opinião inequívoca de seus proprietários, a empresa possivelmente teria seu registro operacional revogado a critério do Poder Executivo, sem prejuízo da aplicação da multa.

§2º Se a infração prevista nesta lei for cometida no raio de mil (mil) metros de hospitais, residências e escolas, a multa prevista no capítulo deste artigo será dobrada.

Artigo 3º Os órgãos públicos comunitários possivelmente realizariam campanhas educativas para explicar as proibições e consequências previstas nesta Lei, além da nocividade dos dispositivos explosivos à saúde humana e animal.

Artigo Quatro O Poder Executivo aplicará esta lei.

Artigo 5º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Botucatu, 31 de março de 2020. Mário Eduardo Pardini Affonseca – Major

Inscrito na Secretaria e Divisão de Registros em 31 de março de 2020 – 164° de Emancipação Político-administrativa em Botucatu. Rinaldo Barbato – Chefe da Secretaria e Seção de Registros.

Entenda por que fogos de artifício assustam e assustam gatos | O jornal chega a Botucatu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *