Núcleo de Justiça Restaurativa do TJ Piauí se reúne com o Ministério da Justiça do Estado

A equipe técnica especializada da NUJUR – Núcleo de Justicia Restaurativa TJPI, reabastecida através dos facilitadores em práticas restauradoras, Rôzely Brasileiro e Luanna Cecília, bem como a Coordenação Nacional do Programa fazendo Justiça (PNUP/CNJ), através do Dr. Mariana Moura, reuniu-se com o Secretário de Justiça do Piauí, Dr. Carlos Edilson Rodrigues Barbosa de Sousa, para prestar o “Projeto Justiça pela Liberdade”, que visa a justiça restaurativa no sistema prisional estadual.

A cessão decorre do acordo de cooperação firmado entre o Comitê Gestor de Políticas de Justiça Restaurativa do TJPI e o Grupo de Vigilância e Fiscalização do Sistema Penitenciário – GMF/PI, e será executado por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa do Nujur – TJPU para pessoas desfavorecidas de sua liberdade. De olho nos primeiros meses de 2022, as atividades podem ser introduzidas nos presídios de Teresina – PI, e uma extensão de médio e longo prazo para os presídios do estado.

A justiça restaurativa é um instrumento árduo para a resolução de conflitos e a venda de uma cultura de paz, já consolidada como política pública nacional através do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, por meio da Resolução Nº. 225/2016; e, no Estado do Piauí, por meio da disposição do Tribunal de Justiça nº 02/2021, que instituiu a política de justiça restaurativa no Estado.

Fonte: TJ-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *