algumas nuvens
Cafelândia – PR
A Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAO) fechou 2021 com resultados positivos. Criação do guia do investidor, lançamento do Invest SC Business Forum, auxílio com a chegada de multinacionais ao Estado, líderes globais, presença na COP26, entre muitas outras. projetos que impulsionaram a expansão de Santa Catarina em uma era de recuperação pós-pandemia, levando à popularidade do Centro de Liderança Pública (CLP) Brasil como “Internacional de Destaque” do Prêmio De Competitividade do Estado. Conquista justificada por ser o Estado com sinais máximos acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
“Este tem sido um ano muito produtivo para a EFS, apesar dos efeitos da pandemia. Criamos novos projetos e controlamos ativamente quadros para promover relações exteriores, indústria estrangeira e atração de investimentos, além de formar novas alianças, trocando experiências. , articulando novos acordos e chamando a atenção de investidores estrangeiros para Santa Catarina. Em colaboração com outras agências do governo estadual, estamos correndo para gerar efeitos positivos para o nosso Estado”, disse Fernando Raupp, secretário executivo de Assuntos Internacionais.
Atraindo investimentos
Em março, a Secretaria apresentou o Guia do Investidor, elaborado por meio da equipe, a consultoria fornece dados para os profissionais de marketing que desejam investir em Santa Catarina, elaborados no âmbito dos convênios Fiesc/SDE, SCPar e SEF (com os e atualizações da EFS), que também possui dados territoriais, econômicos, de competitividade e setoriais, como a indústria, agronegócio, portos, entre outros; também descreve dados sobre a Invest SC e outros programas de investimento.
O Guia do Investidor posso ser obtido em www. sai. sc. gov. br, para solicitá-lo em português, inglês e espanhol.
Foto: Reprodução / Secom Santa Catarina
Invest SC Fórum empresarial
Dois meses após o lançamento da Invest SC, programa de atração de investimentos e incentivos para novos negócios em Santa Catarina, a SAI ajudou a promover, em abril, a criação do Fórum Empresarial Invest SC, com o objetivo de reunir funcionários públicos, uma variedade entre as maiores empresas de origem de Santa Catarina em termos de progressão econômica do estado pós-pandemia.
Entre as atividades desse grupo, sua função é otimizar processos, atrair investimentos, dados sobre esses investimentos e projetos do setor, criar uma porta solitária (física e online) para corporações e investidores, atendendo suas demandas.
Foto: Reprodução / Secom Santa Catarina
Estabelecimento do Terminal de Gás Sul
Com a articulação da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, o governador Carlos Moisés anunciou, em maio, a emissão da licença de instalação ambiental para implantação do terminal de combustíveis sul para o reabastecimento de combustível liquefeito de ervas na Baía de Babitonga, em São Francisco do Sul. Licença emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). Esta etapa permitiu a convocação da Nova Fortaleza Energia.
Foto: Reprodução / Secom Santa Catarina
Serão investidos aproximadamente US$ 77 milhões na cessão e mais de 600 empregos serão criados em sua implementação. O resultado confirma a importância da pintura conjunta do governo estadual, com a ajuda da InvestSC, no desgaste de algumas de suas outras missões. , que é trazer novos negócios para o Estado.
Assuntos Internacionais
Em junho, o governo assinou um memorando com a Embaixada dos EUA no Brasil para áreas de precedência: indústria e investimento; saúde, ciência e tecnologia; ambiente; agricultura; escolaridade e direitos humanos. Além das práticas mais produtivas na resolução de problemas administrativos e de proteção pública, estabelecendo objetivos, parâmetros, efeitos e trocas.
O acordo, que o SAI vem sendo executado desde agosto de 2020 até que este resultado final positivo seja alcançado, assinado entre o governador e o embaixador Todd Chapman, tem previsão de duração até 31 de dezembro de 2022 e pode ser prorrogado. Os envolvidos realizarão estudos técnicos sobre cada um dos temas e, por ocasião de acordo mútuo, serão assinados acordos de cooperação expressa para cada um dos projetos.
Nesta parte do ano, o diretor-geral de Santa Catarina também conquistou o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, além do embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz. O Japão e fortaleceu o fortalecimento da indústria e do intercâmbio cultural. Ortiz, por sua vez, destacou as semelhanças entre a Costa Rica e Santa Catarina, sendo “ambos orientados para o futuro com um projeto focado em aspectos sustentáveis, sociais e econômicos”.
Participação na COP26
Foto: Reprodução / Secom Santa Catarina
Até o final de 2021, o governador Carlos Moisés e os secretários Fernando Raupp (SAI) e Leonardo Ferreira (Sema) participaram da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas na Escócia em novembro A presença do Estado marcou a apresentação da funcionalidade de Santa Catarina sobre o clima. Questões, o fortalecimento de seu compromisso com práticas ambientais inteligentes e através do discurso empresarial do diretor-geral de Santa Catarina – no debate com líderes globais – não foi fácil um esforço coletivo por meio do governo na recuperação do passivo ambiental que deixaram por meio da exploração. de matrizes de poder através de poderes econômicos. global, como em SC, que envolve o início das atividades de carvão no sul do estado.
O secretário de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, disse que foram dias vitais de carreira para proporcionar o prospecto de Santa Catarina, traçar os objetivos a serem cumpridos nos próximos anos e percentuais de relatórios inteligentes que só se adaptam às necessidades da verdade do Papai Noel. Catarina. ” Em 2022, continuaremos nossos esforços, trocando ainda mais conhecimento, diálogos e ampliando oportunidades de negócios. “
parcerias de comunicação
Para mostrar a perspectiva externa de Santa Catarina, atraindo mais investimentos para o Estado, a Secretaria também tem investido em sua comunicação, que desde março de 2021 fez parceria com multinacionais sediadas em Santa Catarina e começou a publicar vídeos em que as corporações contam os motivos pelos quais ele as levou a Santa Catarina para se estabelecer. Sob o tema “Por que investir em Santa Catarina”, corporações como BMW Group, General Motors, Hyosung do Brasil, Nidec Global, Gomes da Costa, Perini Group, Azimut Yachts, Plasson, Macnica DHW já participaram desta ação. Até 2022, o foco da cruzada será “Por que exportar de Santa Catarina”.