Santa Catarina confirma transmissão da variante do micron

A Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Santa Catarina (SES/SC), Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV), mostrou nesta semana a transmissão da rede da variante Ômicrón do coronavírus em Santa Catarina.

As ocorrências foram conhecidas por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC), técnica de inferência RT-qPCR, e foram demonstradas por sequenciamento genômico realizado por meio do Laboratório Nacional de Referência de Santa Catarina, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ).

Das 58 ocorrências conhecidas pelo Lacen/SC, 35 já foram apresentadas e 23 ainda aguardam sequenciamento da Fiocruz/RJ Além destes, o Laboratório de Bioinformática da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conheceu 3 instâncias da variante Ômicron por sequenciamento genômico, nos municípios de Joinville (2) e Florianópolis (1).

Considerando que o Estado já havia apresentado 3 ocorrências até 27 de dezembro, Santa Catarina confirma um total de 41 ocorrências de variante Ômicrón, 1 residente no município de Maringá/PR e 40 cidadãos catarinenses, nos seguintes municípios: Balneário Camboriú (1), Biguaçu (2), Camboriú (1), Florianópolis (29), Jaraguá do Sul (1), Palhoça (2), Santo Amaro da Imperatriz (1), São Francisco do Sul (1) e São José (dois).

Quanto às sugestivas instâncias conhecidas pelo LACEN/SC a técnica de inferência RT-qPCR, além das 23 instâncias pendentes de sequenciamento através da Fiocruz/RJ, mais 129 instâncias foram conhecidas, elevando o número de instâncias sugestivas da variante Ômicron para 152 novas instâncias. serão encaminhados à FIOCRUZ/RJ para sequenciamento.

As vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes em relação à variante Omicron, especialmente quando os calendários vacinais estão completos. É vital que outras pessoas completem o regime de vacinação de dose única ou duas doses, bem como a dose de reforço. após o fim do regime número um. Portanto, a forma mais produtiva de cobertura contra a variante Ômicrón é a vacina, além do uso de máscaras, lavagem das mãos comum, manutenção de ambientes ventilados e evitar a superlotação.

Diante das ocorrências no estado, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, enviou um ofício a todos os gestores alertando sobre o acúmulo de casos de coronavírus nos próximos dias. Entre os movimentos prementes que foram feitos a todos os municípios, estão os seguintes destaques:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *