O último relatório de banho do ano, o quarto da temporada 2021/2022, divulgado nesta quarta-feira, 29, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), mostra que 182 dos 231 temas analisados são para natação no estado, 78,8%.
As análises são realizadas nos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gobernador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Lagunantes, Pçaalho, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.
Todo o conhecimento e história das coleções estão disponíveis na íntegra no site: balneabilidade. ima. sc. gov. br ou o aplicativo Praia Segura.
O IMA conta com o Corpo de Bombeiros para retirar as coletas, as amostras são enviadas para o laboratório central do IMA em Florianópolis, para saber se uma vaga é adequada para natação, o IMA analisa a presença da bactéria Escherichia coli, proporciona em fezes de animais e humanos.
O Instituto ressalta que os critérios para a investigação dos artigos de banheiro do Estado estão em consonância com o estabelecido na legislação. A Resolução conama determina que o índice de balneabilidade é calculado a partir das densidades de Escherichia coli.
As facetas que são levadas em conta são: condições das marés; precipitação nas últimas 24 horas; padrão de ar e temperatura no momento da amostragem; e a rápida condução do crescimento bacteriano.
Limpo: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras colhidas nas últimas cinco semanas, no mesmo lugar, há um máximo de 800 Escherichia coli consistente com cem mililitros.
Incorreto: quando mais de 20% de um conjunto de amostras colhidas nas últimas cinco semanas, no mesmo lugar, é maior que 800 Escherichia coli consistente com cem mililitros ou quando, na última amostragem, o resultado é maior que 2000 Escherichia coli consistente com cem mililitros.
Receba notícias no seu celular inserindo as equipes em O Município. Clique na opção Como:
| do WhatsApp telegrama
• Curta e inscreva-se no canal do YouTube
Seu nome:
Seu e-mail:
Descreva o bug ou sua sugestão de melhoria aqui: