A SMTR elaborou um balanço das operações de transporte público; As linhas de ônibus foram desviadas e tiveram horários reduzidos; Na área de segurança pública, houve esfaqueamentos, desenraizamentos e roubos; A quantidade de chá 50% menor
ADAMO BAZANI
Fogos de artifício, sem apresentações musicais ao vivo, no final de 2021 a 2022, em Copacabana, no Rio de Janeiro, acumularam menos pessoas do que as 2,9 milhões de pessoas que se inscreveram no final de 2019/2020, antes da popularidade da chegada. no Brasil da pandemia covid-19, entre 2020 e 2021 não houve eventos.
Houve alguns problemas de aglomeração entre a noite de sexta-feira (31) e a noite de sábado (1º), mas muito do que não é incomum sem uma pandemia.
O município do Rio de Janeiro atribuiu a menos outras pessoas a medidas como a não organização de apresentações musicais e restrições à operação de ônibus na região, que, segundo a administração, são exatamente levadas à superlotação.
No final da manhã deste sábado (1), a SMTR (Diretoria de Transportes Communaux) publicou um relatório da Operação Réveillon. O metrô funcionava das 5h às 20h, com ligações entre as linhas 1 e 2 nas estações. da seção compartilhada (entre Botafogo e Central). A partir das 20:00 horas, o tráfego de ônibus foi proibido no distrito de Copacabana, com ajustes no sentido das linhas que cruzam o distrito, sem reforçar a frota. Às 20:00 horas, o embarque de passageiros em todos os corredores do BRT até a Barra da Tijuca (Terminal Alvorada e Terminal Jardim Oceânico) entre 20h e meia-noite do dia 31, havia apenas o endereço de saída das instalações da Barra da Tijuca até a zona oeste (TransOeste), a zona norte (TransCarioca) e a TransOlímpica (veja abaixo para a reportagem completa).
Garoa desanimou algumas pessoas.
ARRASTADOR E CUPONS
No campo da segurança pública, houve ocasiões como assaltos, assaltos e outras 4 pessoas esfaqueadas em um arrastão.
Dois pacientes receberam alta do hospital na manhã deste sábado (1º) e outros dois tiveram ferimentos superficiais e não quiseram ser hospitalizados.
MENOS GASTOS
A Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro) informou que a quantidade de chá coletada nos dez números da cidade com chaminé é de 320 toneladas, o que é 50% menor que a antiga média de chá.
Veja na zona de mobilidade da SMTR (Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro):
A SMTR estabeleceu um regime especial para a operação de ônibus na zona sul, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes na véspera de Ano Novo. A partir das 20h. m. , o tráfego de ônibus foi interditado no bairro de Copacabana, com ajustes no sentido das linhas que cruzam o distrito, sem reforçar a frota.
As linhas para Copacabana entraram no distrito de Botafogo, retornando às suas origens pelas ruas São Clemente, Real Grandeza e Voluntários da Pátria.
As linhas que cruzam Copacabana para bairros foram desviadas pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
As linhas que cruzam Ipanema com destino final Copacabana são devolvidas aos seus destinos de origem Visconde de Pirajá, Bulhões de Carvalho e Avenida Rainha Elizabeth, seguidas pela Rua Prudente de Morais.
Foi substituído no sentido das linhas que passam pela Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Na Barra, todas as linhas que levam a Avenida Lúcio Costa em ambos os sentidos foram desviadas para a Avenida das Américas. No Recreio, as linhas que corriam pela Avenida Lúcio Costa, seguiam pela Avenida Guiomar Novaes até a Avenida das Américas. Os outros espaços onde havia fogos de artifício não tinham um esquema especial de fechamento de estradas e, portanto, não havia reposição na linha de ônibus.
BRT
A operação seguiu o horário utilizado no sábado. Às 20h, os passageiros embarcaram em todos os corredores do BRT até a Barra da Tijuca (Terminal Alvorada e Terminal Jardim Oceânico). Entre as 20h e o dia 31, houve apenas o sentido de saída das instalações da Barra da Tijuca até a zona oeste (TransOeste), a zona norte (TransCarioca) e a TransOlímpica.
Operação do metrô
Na sexta-feira, 31 de dezembro, o metrô operava das 5. m h às 20h. m. , com ligações entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central)
Neste sábado (01/01), o metrô funcionará das 7h às 23h, com ligações entre 1 e 2 horas na estação Estácio, e no domingo a operação será realizada das. m 7h às 23h. m. , com ligações entre 1 e 2 na estação Estácio.
Adamo Bazani, jornalista marítimo
Se você não tem drag e uma facada, não é véspera de Ano Novo no RJ. Menos pessoas, mas ainda assim um público inteligente. Irresponsabilidade de um prefeito desonesto, de olho no dinheiro do hotel.