O número de mortes por gripe chegou a 19 na cidade do Rio de Janeiro, o conhecimento vem do serviço municipal de fitness. Só nos últimos 45 dias, outras 14 pessoas morreram pelo vírus.
Desde o final de novembro, a capital fluminense registrou aumento no número de casos de gripe na cidade; em dezembro, o número de pacientes inflamados que testaram positivo para influenza chegou a 3400; desse total, 12% dos casos foram registrados em jovens entre 20 e 29 anos de idade. Casos têm sido observados em jovens com quatro anos ou mais.
A gripe é uma doença viral aguda que afeta o sistema respiratório. Tem uma alta transmissibilidade e pode espalhar epidemias sazonais sem problemas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de gripe variam de leve a grave e podem levar à morte.
A gripe tem sintomas muito sintomas do Covid-19 e a transmissão é feita da mesma forma, por isso ações de vacinação, como vacinas, são incrivelmente importantes, além das medidas de aptidão já adotadas, como o uso de máscara, distanciamento social, higiene das mãos.
Neste momento, a capital fluminense vive uma epidemia de gripe, a princípio foi catalogada apenas como uma epidemia, já que estava localizada em uma área segura, quando essa situação se espalha para um número gigantesco de outras pessoas e porções da cidade, torna-se uma epidemia, como no caso do Rio.
Com o aumento do número de casos, a busca por vacinas também aumentou. Em um único dia, mais de 67 mil doses foram implementadas no início de dezembro. Com a demanda, o agente imunizante da gripe está em falta na cidade, mas com a chegada de novas doses, a vacinação foi retomada.
“Na semana passada, a convocação de cariocas para uma vacina contra a gripe aumentou significativamente. Felizmente, já chegamos a apenas 2 milhões e 800 mil cariocas vacinados. Esse é o maior número de outras pessoas vacinadas contra a gripe na história do município. “Isso contribui para movimentos para bloquear a propagação da gripe na cidade do Rio de Janeiro”, disse o secretário de Saúde da cidade, Daniel Soranz.
Aqueles que ainda não foram vacinados se opõem à busca da gripe para a clínica de ginástica mais próxima. Lembre-se que não há mais um prazo entre as vacinas Covid-19 e Influenza, ou seja, qualquer uma delas pode ser tomada no mesmo dia.