A Zona de Convergência do Atlântico Sul (SACA) ainda é encomendada sobre o Brasil e deixa vastos espaços de instabilidade sobre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, além disso, outros espaços de instabilidade também estão configurados no nordeste, alcançando as praias do leste do país. região.
Uma massa seca e o ar predominam no sul do Brasil e as temperaturas são muito altas.
O Rio Grande do Sul foi o posto no Brasil no último dia de 2021, com temperaturas de cerca de 39°C na fronteira com o Uruguai.
Poucos ajustes neste primeiro domingo do mês. A ZCAS continua operando com fortes instabilidades entre Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e norte de SP, nesses espaços há uma ameaça máxima de trovoadas e acumulações significativas.
O sol reaparece no Rio de Janeiro e em São Paulo, em meio a algumas nuvens, mas a ameaça de chuva persiste à tarde. No litoral de São Paulo, o sol predomina e chove à tarde, com a ameaça de trovoadas. . Novos espaços de instabilidade atuam no sul do Brasil, espalhando chuvas ocasionais, somente entre o litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no Paraná, ainda há muita nebulosidade no leste do estado.
No nordeste, novos espaços de instabilidade nas categorias superiores causam acúmulo de nebulosidade e chuvas entre o Rio Grande do Norte e o leste da Bahia, entre o Ceará e o Pará, é o papel da zona de convergência intertropical que fortalece as tempestades.
Quase todas as regiões do sudeste, centro-oeste, nordeste e norte do Brasil passam o dia com muita nebulosidade, ar sufocante e situações de várias chuvas acompanhadas de raios. Chuva Há ameaça de inundações nos centros urbanos.
Espaços ensolarados e sem chuva neste sábado entre Florianópolis e o litoral norte do Rio Grande do Sul e entre o litoral norte do Espírito Santo, no centro-norte da Bahia, cada estado de Roraima também tem um clima temperado.
Cuidado com as fortes chuvas nas capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Cuiabá, São Luís, Fortaleza, Natal, Macapá, Manaus, Porto Velho
Alerta de tempestade: Belo Horizonte, Brasília, Palmas, Belém e Teresina (capitais). Áreas ao norte de GO, parte sul de MG, nordeste de MT, TO, sul de MA e PI e máxima do Pará.
Ar muito seco no centro, noroeste do RS, oeste de SC e sudoeste de PR e SE, AL e PE, com umidade relativa entre 10% e 30%
Na época de 1 a 7 de janeiro de 2022, os volumes pluviométricos sobre o país ainda serão observados nos estados do Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. Há também um acúmulo de nuvens e chuva no sudoeste, com trovoadas e risco de granizo.