Pernambuco recebe primeiro lote com 60 mil doses de vacina pediátrica

O avião que transportava o primeiro lote de 60 mil vacinas Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos pousou no aeroporto do Recife, em Imbiribeira, zona sul da capital pernambucana, na manhã de sexta-feira (14).

Inicialmente, o voo havia chegado à 1h20 desta sexta-feira. No entanto, um cronograma substituiu o horário. Segundo a Latam, “o voo relatado no passado era uma previsão”.

 

Após o recebimento e liberação, as doses passam para a sede do Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) para convenção e próximo encaminhamento aos municípios. A vacina da Pfizer é a que, até o momento, é legal através da Anvisa para aplicação nessa faixa etária.

 “Nossa logística já está montada para o envio das doses para todas as Regionais de Saúde, onde os municípios fazem a retirada. Após o recebimento, iniciaremos nossa distribuição ainda nesta sexta-feira, finalizando no sábado (15)”, explica a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

O Ministério da Saúde enviará novas doses gradualmente, conforme o secretário de Estado da Saúde, André Longo.

“Estamos vivendo o mesmo momento de um ano atrás, que é enviar orçamento abaixo do necessário para fazer um progresso maravilhoso. Diante desse fato, teremos que decidir as prioridades a partir das prioridades planejadas”, disse o gerente.

Das 60 mil doses, 5.960 serão destinadas para 100% dos indígenas de 5 a 11 anos e 53.980 doses serão para 4,28% da população de crianças de 5 a 11 anos, dentro do grupo prioritário.

Ao todo, chegarão 4,3 milhões de doses para crianças ainda em janeiro, de acordo com o Ministério da Saúde. O imunizante usado será o da Pfizer, único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 16 de dezembro, há quase um mês, para uso em crianças dessa faixa etária.

Os primeiros grupos vacinados em Pernambuco serão o de crianças com comorbidades neurológicas, distúrbios do desenvolvimento e indígenas. A prioridade foi pactuada em reunião, esta semana, da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *