Moradores do Triângulo Mineiro se assustaram com um rastro de luz caindo do céu, na noite da última sexta-feira (14). O que pareceu ser um meteoro também pôde ser observado no Alto Paranaíba. O fenômeno foi relatado nas redes sociais em Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes.
Segundo alguns depoimentos, um rastro de luz foi deixado no céu seguido de um estrondo. Até o prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Podemos), se assustou com o feixe de luz. “Oi, Deus, sou eu de novo”, escreveu no Twitter em tom de brincadeira.
— Astronomiaum ? ? (@Astronomiaum) January 15, 2022
— Astronomiaum ? ? (@Astronomiaum) 15 de janeiro de 2022
— Luís Eduardo Falcão (@falcaopatos) January 15, 2022
Outros estados também registraram a entrada do meteoro, de acordo com o Observatório de Astronomia de Patos de Minas. Cientistas estudam a hipótese de que algum fragmento tenha chegado ao solo.
“Em Patos foi visto também, porém não ouviram o barulho, provavelmente pela distância. Alguns colegas que possuem estação de registro de meteoros também já postaram no grupo. Até uma estação em Bauru (SP) chegou a registrar, porém, bem próximo ao horizonte. Pelo brilho e pelo barulho, alguns colegas já trabalham com a hipótese que algum fragmento tenha chegado ao solo”, afirmou ao portal G1 o coordenador do Observatório de Astronomia de Patos de Minas, Gilberto Dumont.
Profissionais do Brazilian Meteor Network (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) estão reunindo imagens para calcular, através da triangulação da rota, e traçar a possível região da queda.
do yahoo
E-mail: [email protected]
Fábio Bernardo – fundadorEdilane Ferreira – editora-chefeCógenes Lira – editor adjuntoNiedja Andrade – repórterDiana Lima – repórterFelipe Mattos – webmasterMabel Abreu – social media