O PT pressiona o PSB nos Estados Unidos e, no Rio, André Ceciliano propõe atualizar Freixo como candidato de Lula

Entornointeligente. com/RIO e SÃO PAULO — Após lançar candidatos a governador em 3 estados conhecidos como prioridades pelo PSB, o PT busca fazer o mesmo no Rio, onde o partido diz que terá até agora a candidatura do deputado federal Marcelo Freixo (PSB). Em São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, o PT já tem pré-candidatos e planeja seguir o mesmo caminho no Espírito Santo, o que dificulta a aliança nacional entre os partidos na corrida presidencial e impede a formação de uma federação de partidos.

Veja também: Militar anuncia reunião com Bolsonaro após polêmica sobre vacina militar

Embora diga publicamente que é pré-candidato ao Senado, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano (PT), tem movimentado e acumulado ajuda para uma candidatura ao Palácio Guanabara. O assunto foi discutido em um almoço entre o deputado estadual e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que hoje declara publicamente que ajuda o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz (PSD), em oposição ao governador Claudio Castro (PL).

Paes já havia convidado Ceciliano no ano passado para se filiar ao PSD e concorrer ao governo do Rio pelo seu partido com o apoio de Lula. O GLOBO soube que na assembleia de dezembro da Organização Prerogativas em São Paulo, quando Lula e Geraldo Alckmin foram fotografados em combinação. pela primeira vez desde que a costura da chapa que os uniu começou a ser costurada, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, perguntou a Ceciliano sobre a negociação com Paes. O presidente da Alerj, no entanto, negou que vai deixar o PT.

Eleições 2022: Candidatos presidenciais começam a fornecer planos para a economia; olhar para as principais propostas

Desde então, no entanto, Ceciliano parou de dizer categoricamente a seus interlocutores que concorrerá a governador.

Seus aliados e Paes que o jogo eleitoral pode substituir no Rio se Gilberto Kassab, presidente do PSD, se retirar da candidatura presidencial do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), e ajudar Lula no primeiro turno. Em um acordo que inclui uma plataforma no Rio, Paes já disse ao PT nacional que não vai ajudar Marcelo Freixo como governador, mas Ceciliano pode ser apenas uma opção.

Políticos tomam o ‘cone’ nas redes de Casimiro, fenômeno de audiência na internet

Enquanto isso, Freixo reforça sua candidatura com base nas recentes conversas que teve com Lula, nas quais ganhou uma promessa do ex-presidente, e sobre boas relações com membros do PT Nacional, especialmente um amigo do ex-prefeito de São Paulo Fernando. Aprovado pelo partido, o deputado deixou o PSOL, contratou o lojista Renato Pereira e fez uma série de manobras políticas em direção a uma imagem mais moderada, como ir a um culto do ministério da Assembleia de Deus de Madureira, melhor amigo do presidente. Jair Bolsonaro.

Lula faz vista grossa para o ex-prefeito Fernando Haddad (SP), o presidente da Alerj André Ceciliano (RJ) e os senadores Humberto Costa (PE) e Fabiano Contarato (ES) Foto: Arte A recente moção no Rio se une a outros estados onde o PSB tem nomes viáveis para concorrer, mas mesmo assim, o PT anunciou seus próprios candidatos. Lula, até agora, não se moveu para salvar essas moções regionais do PT.

LINK ORIGINAL: OGlobo

entornointeligente. com

Siga @entornoint

Siga @hernanporrasm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *