Desde a última segunda-feira (24), jovens de Goiás, com mais de cinco anos, podem ser vacinados contra o Covid-19. Nesse primeiro momento, 90 mil doses foram distribuídas aos municípios do estado para a primeira aplicação. Outros 90. 000 foram reservados para a implantação. As vacinas utilizadas são a Pfizer e CoronaVac. In caso do primeiro, o período entre as doses será de 56 dias; para este último, 28 dias.
Assim como na vacinação de adultos, a vacinação pediátrica também começou cercada por dados falsos e desconfiança. Para dissipar dúvidas sobre a proteção do aplicativo em jovens e adolescentes, o O POPULAR conversou com o infectologista Marcelo Daher e o Ministério da Saúde do Estado de Goiás.
Perguntas e Respostas com o Especialista em Doenças Infecciosas Marcelo Daher
EL POPULAR: A vacina é para crianças?
A vacina demonstrou ou já demonstrou sua proteção em estudos realizados e em uso não incomum com mais de 10 milhões de doses implantadas em todo o mundo, adicionando Pfizer e Coronavac. Coronavac também é amplamente utilizado em vários outros países, adicionando em crianças, com segurança.
Quais são as contraindicações?
A princípio, não há contraindicações especiais, em caso de alergia a uma das partes da vacina. Existem duas vacinas com outras plataformas, por isso, se houver uma opção de alergia a um dos produtos de um, alguma outra plataforma pode ser usada.
Efeitos colaterais dos pais, qual é a diretriz?
Os efeitos colaterais são muito leves, bem tolerados. Reações severas são raras e incomuns. Eles são mais perceptíveis nos jovens mais velhos e muito menos nos jovens. Portanto, os pais podem ter certeza sobre o uso dessas vacinas.
[Nota: De acordo com um relatório divulgado pelo Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC). Nos EUA, entre 3 de novembro e 19 de dezembro do ano passado, 4. 249 reações adversas foram relatadas de um total de 8,7 milhões de doses dadas a crianças com mais de cinco a 11 anos de idade.
Desse montante, 97,6% (4. 149) foram efeitos leves, adicionando erros de dose ou erros de garagem, com relatos de vômito, febre, dor de cabeça, tontura, síncope, fadiga, náusea e prurido.
Dos 100 casos restantes que necessitam de internação, foram notificados: febre, vômito, aumento da troponina (associada a problemas no centro) e 12 convulsões. ]
É concebível decidir qual vacina será dada à criança?
Existem duas vacinas que foram colocadas como opção. Os pais podem decidir qual vacina receber. Acho positivo que os pais consigam a vacina que precisam dos filhos.
Se a criança tem febre e sintomas de Covid-19, gripe ou dengue, pode ser vacinada?Quanto tempo esperar? No caso de uma criança que tem febre ou doença febril, não é aconselhável vaciná-lo naquele momento, seja para melhorar a imagem ou para delinear o diagnóstico.
Caso a criança tenha Covid-19, ele terá que esperar pelo menos 30 dias para se vacinar. No caso de alguma outra doença, como gripe ou dengue, a partir do momento em que a criança recebe alta hospitalar ou tem melhora clínica, ele pode ser vacinado.
Perguntas e Respostas Ministério da Saúde de Goiás
OOPULAIRE: Existem condições em que a vacinação de jovens é recomendada?
O Ministério da Saúde disponibiliza a Comirnaty-Pfizer/Pediátrica e Coronavac-Butantan/Sinovac para a vacinação de jovens e adolescentes contra o Covid-19. Estudos clínicos anteriores para qualquer uma das vacinas mostraram proteção e eficácia aceitáveis.
A vacinação só é em casos conhecidos de alergia grave às partes fornecidas nas vacinas.
Em caso de imunossupressão, administre a vacina Comirnaty-Pfizer/Pediátrica.
Como os pais e responsáveis continuam nos casos em que a vacinação não é recomendada?
Os pais devem ser gentilmente informados da ameaça de vacinação em casos conhecidos de alergia grave a qualquer uma das partes da vacina. Também é obrigatório informar a imunossupressão, para evitar Coronavac-Butantan/Sinovac, priorizando a aplicação da Comirnaty-Pfizer/Pediatria.
Se uma criança testar positivo para Covid-19, antes de ser vacinada, quando os pais e/ou responsáveis estarão lá para vaciná-los?Quais documentos você deseja fornecer no momento da vacinação?
Em caso de check-up positivo para Covid-19, os pais devem aguardar um período de 30 dias após o resultado do exame para continuar com a vacinação e no ato de vacinação a criança não apresenta nenhum sintoma e/ou sintomas da doença. .
Os documentos que podem ser solicitados para vacinação são: documentos de identidade não públicos como RG, CPF ou CNS, comprovante de fachada e cartão de vacinação. Em caso de dose momentânea, também levar a prova de vacinação da primeira dose.
A SES foi informada dos casos de pais e/ou responsáveis trazendo jovens com sintomas semelhantes à gripe para serem vacinados?Quando isso acontece, como o círculo de parentes é orientado?
A SES-GO não foi informada, até o momento, que os pais ou responsáveis estão levando jovens com sintomas semelhantes à gripe para serem vacinados. para a unidade em 15 dias e melhora a imagem clínica.
Atualmente, quantas mortes de jovens por Covid-19 há em Goiás? Existem casos suspeitos e/ou investigados?
Covid-19 mortes entre jovens menores de 10 anos em Goiás
Desde o início da pandemia: 41 mortes
Somente em 2022: Dois (dados preliminares)
Em 2021: 30
Em 2020: Nove
Jovens com sintomas semelhantes aos da gripe podem ser vacinados contra a covid-19? Veja esta e outras respostas