A Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul estabeleceu novas regras para reuniões diante do “aumento exponencial do número de novos casos de Covid-19 no cenário epidemiológico existente no país”.
Pela Resolução nº 018/SES/MS, emitida pelo secretário Geraldo Resende Pereira em nova edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (28), estabeleceu que as reuniões no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde e seus conjuntos devem ser realizadas basicamente por videoconferência ou por qualquer outro meio eletrônico.
Excepcionalmente, se for para ser realizado remotamente, reuniões presenciais podem ocorrer desde que sejam tomadas medidas para evitar a propagação da doença.
Para isso, a montagem deve ser legalizada através da cabeceira da unidade e o ambiente deve acomodar o número de participantes com uma distância mínima entre eles de 1,5 metros.
O espaço entre as mesas terá que ter pelo menos 2,0 metros e outras pessoas com sintomas parecidos com gripe não serão permitidas.
Outras recomendações implicam que a presença de outras pessoas na organização das ameaças do Covid-19 e a ingestão de alimentos, água e café nos arredores onde a montagem é realizada deve ser evitada.
Esta solução entrou em vigor ontem, quando foi publicada, e permanecerá em vigor por um período de 60 dias corridos.