Ônibus Transcol — Foto: Divulgação/Governo EN
Mesmo com o aumento do número de casos de Covidi-19 no Espírito Santo, uma portaria publicada no Diário Oficial permite que os ônibus da Transcol saiam dos terminais com outras pessoas em pé. O texto pede aos passageiros que continuem usando máscaras.
No texto do Diário Oficial, as demais medidas de prevenção do Covid-19 são atribuídas ao aumento da cobertura vacinal, ao restante das medidas de distanciamento social e ao lento declínio das atividades comerciais, sociais e educacionais.
Em nota, a Companhia de Transporte de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), indicou que a publicação traz a adequação do texto, uma vez que os carros já saem com status de passageiros nos terminais.
A nota também ressalta que a fiscalização, que tem caráter educativo, vem sendo realizada desde o início da pandemia e especifica que a frota da Transcol opera com cem por cento dos carros desde outubro de 2020.
“Não há previsão de redução da frota. A empresa reforçou, junto com operadores de consórcio e agentes da Ceturb-ES, a orientação de solicitar, necessária, que os passageiros usem máscaras”, conclui a nota.
A aglomeração nos ônibus e terminais da fórmula Transcol tem sido motivo de ações judiciais entre os passageiros devido à pandemia. De fato, segundo os passageiros, a resolução de que os ônibus só circulam com outras pessoas sentadas nunca foi respeitada.