A maioria dos ministros do governo de Jair Bolsonaro já testou positivo para Covid-19 desde o início da pandemia. Dos 23 ministros, 17 já relataram contrair a doença em algum momento. O último a ter o vírus é o Ministro do Turismo. , Pernambuco Gilson Machado, que anunciou neste sábado em uma rede social que havia testado positivo para o novo coronavírus.
Machado disse que é assintomático e vai aderir ao protocolo do Ministério da Saúde, que inclui a recomendação de isolamento de outras pessoas. O ministro já havia ganhado duas doses da vacina.
“Eu fui testado para Covid. Eu sou assintomático. Seguirei o protocolo de recuperação do Ministério da Saúde e do meu médico”, escreveu nas redes sociais.
Ele teve um encontro com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto na última quarta-feira e depois participou de um rito lá, sem viseira. Bolsonaro declarou publicamente que tomou e pretende tomar a vacina Covid-19.
Na semana passada, a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) também anunciou que tinha Covid-19 e disse ter sintomas leves.
Além de Machado e Damares, Já têm a doença: Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), Marcelo Queiroga (Saúde), Tereza Cristina (Agricultura), Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União), Fábio Faria (Comunicação), Braga Netto (Defesa). Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).
Os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Anderson Torres (Justiça) tiveram Covid-19 em agosto de 2020, enquanto atuavam como Senador e Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, respectivamente.
Entre os ministros que foram diagnosticados ou anunciados publicamente estão Carlos Alberto França (Relações Exteriores), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), João Roma (Cidadania), Joaquim Álvaro Pereira Leite (Meio Ambiente), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Paulo Guedes (Economia).