A descoberta de dois fósseis minúsculos, que datam de 508 milhões de anos, trouxe um cenário curioso para a ciência. O material, de criaturas cambrianas semelhantes a insetos, mostrou tecido nervoso fossilizado muito bem preservado.
De acordo com os pesquisadores, esses fósseis minúsculos podem unir a história evolutiva das aranhas e dos escorpiões da moda. No entanto, até agora, os cientistas não podem dizer onde fósseis da espécie Mollisonia metrica são encontrados na árvore evolutiva do artrópode.
Javier Ortega-Hernandez, paleobiólogo e líder do estudo, diz que a descoberta é uma raridade. A primeira vez que tal coisa foi descoberta foi em 2012, quando os cientistas descobriram a primeira evidência de um cérebro de artrópode cambriano fossilizado.
Quer ficar por dentro das notícias técnicas do dia de novo?Acesse e inscreva-se no nosso novo canal no YouTube, Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias tecnológicas do mundo para você!
Desde então, paleontólogos descobriram tecido nervoso preservado em mais de uma dúzia de fósseis do mesmo período, mais comumente artrópodes.
Um dos fósseis tem cerca de treze milímetros de comprimento e 3,5 milímetros de largura em seu ponto mais largo. O outro é ainda menor e em posição, medindo 7,5 milímetros de comprimento e 1,7 milímetros de altura.
Ele explica que os fósseis têm um exoesqueleto, um tronco segmentado, pares de apêndices, presas e membros. Nervos fossilizados têm manchas negras, como tinta, porque o procedimento de fossilização transformou os tecidos em filmes biológicos de carbono.
Os pesquisadores também identificaram, em um dos fósseis, um olho bulboso na parte mais sensível da cabeça, bem como um fio nervoso ao longo do abdômen e alguns nervos saindo da parte inferior. No outro, há dois olhos gigantes na parte mais sensível da cabeça e um pedaço de fio nervoso correndo por todo o trato digestivo.
De acordo com os cientistas, os animais deram à luz cérebros altamente condensados de escorpiões, aranhas, caranguejos e carrapatos.
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações com as últimas notícias do mundo da tecnologia.