Pelo Portal Gazeta do Amazonas
A quarta edição da “Semana Nacional de Quadrinhos de Manaus”, evento que celebra artistas brasileiros e seus trabalhos, conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Realizado desde 2019, o evento destinado a comemorar o “Dia Nacional do Gibi” comemorado em 30/1, e na capital amazonense, a programação deste ano começou neste sábado 29/1 e se estenderá até 6/2, na Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada na esquina com a Rua Monsenhor Coutinho, 529, centro.
O curador da ocasião, Evaldo Vasconcelos, discutiu com Wagner William a história em quadrinhos “Todas as pedras no fundo do rio”. Houve também um debate entre o vice-presidente do Manauscult, Cristian Pio Avila, e o cartunista, pintor e professor Gidalti Junior, da história em quadrinhos “Brega Story”. O evento tem público limitado e segue critérios de condicionamento físico contra a Covid-19.
“Organizamos uma ocasião que reúne diversos profissionais do país, e nosso projeto é proporcionar aos artistas da nossa terra essa troca de informações, para que eles tenham a oportunidade de identificar redes de contatos profissionais com diversos artistas. . . Também é uma alegria maravilhosa ver outros jovens chegando para participar. São designers, escritores e quadrinistas de e-books de longa data que são informados e se relacionam com autores que estão em uma trajetória consagrada”, explicou Ávila.
Segundo o curador do evento, Evaldo Vasconcelos, a “Semana do Quadrinho Nacional” teve o conceito de ser uma ponte entre o público e os artistas com artistas e editoras do mercado nacional.
“É uma ocasião que tem tido o medo de ser não só uma vitrine para artistas ou leitores conhecerem esses artistas, mas também ser um post de troca de informações, de ter visitantes que contribuem com conhecimento, e para isso, as oficinas têm um papel muito importante, para ser uma posição de troca e aproximar fabricantes e profissionais do mercado editorial brasileiro para saber o que está acontecendo aqui em Manaus”, Realçado.
A ocasião conta com duas exposições, uma por meio de artistas locais e outra através de artistas nacionais, uma área de venda de quadrinhos produzidos no Amazonas e outros estados da Região Norte, oficinas, cursos e debates de artistas, além de mesas de autógrafos e artistas. reuniões. com o público. A programação completa, inscrições e locais estão disponíveis no site www. semanadoquadrinhoao. com e no Instagram (@semanadoquadrinhoao. mao).
Calendário
30/1 – Domingo
10h às 12h – Procedimento de criação e produção de quadrinhos com Gidalti JR – Parte 1
13:00 – Edital de abertura de inscrições para o “Prêmio Mapinguari Comics”
14:00 às 17:00 – Procedimento de criação e produção de quadrinhos com Gidalti JR – Parte 2
4/2 – Sexta-feira
15h – Fabi Marques e Paulo Moreira falam sobre o processo artístico.
2/5 – Sábado
16:00 – Fabi Marques fala sobre cores nos quadrinhos.
2/6 – Domingo
15h – Semana do Quadrinho Manaus – entrevista com Felipe Vinha sobre jornalismo cultural.
16h – Semana do Quadrinho do Manaus – entrevista com Paulo Moreira sobre quadrinhos virtuais.
Portal Gazeta do Amazonas (Reprodução com referência ao Portal Gazeta do Amazonas)
Foto: Divulgação