Mato Grosso do Sul precisa aumentar a produção de peixes cultivados em 50%, chegando a 55 mil toneladas de peixe até 2022. No ano passado, foram 36,4 mil toneladas. O objetivo é um dos objetivos do Pró-Peixe (Plano Estadual de Fortalecimento do Setor pesqueiro).
“O conceito é divulgar o fortalecimento da cadeia produtiva do peixe no estado, de forma ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente equitativa”, disse o chefe da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento e Agricultura Familiar), Jaime Verruck. .
De acordo com o site do governo, o município de Inocência, a 331 km de Campo Grande, está comissionado para a construção de um frigorífico para o processamento da carne de tilápia.
Segundo o prefeito Antônio Ângelo Garcia dos Santos (DEM), o investimento será de R$ 10 milhões para a estrutura de uma usina comercial que processará até cinco toneladas de tilápia por dia, com a perspectiva de gerar cem empregos diretos.
Em 2021, o estado produziu 16,2 milhões de tilápias. A produção está concentrada nos municípios: Aparecida do Taboado (40,97%), Selvíria (32,99%), Brasilândia (6,21%), Mundo Novo (5,68%) e Itaporã (4,21%).