Portal da Transparência recebe 3,6 milhões de visitas em 3 anos

O portal da transparência do governo de Mato Grosso registrou 3. 662. 971 atendimentos entre 2019 e 2021. Só no ano passado, foram 1. 278. 893, um aumento de 5% em relação ao número de visitas em 2020.

O conhecimento foi gerado por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e da Empresa de Tecnologia da Informação de Mato Grosso (MTI), responsável pelo controle de conteúdo e técnico da página, respectivamente.

Quer ficar informado em tempo real? Junte-se à nossa organização e saiba mais sobre todas as novidades (ACESSE AQUI).

Os temas de demanda máxima nos últimos 3 anos foram a folha de pagamento de ativos, inativos e aposentados; o gasto dos beneficiários dos recursos públicos (organizações, sociedades e pessoas físicas); concursos e aquisições; Comunicados e dados de rastreamento de casos covid-19 em agências/entidades estaduais.

Algumas das razões para a expansão do número de acessos ao portal foram as reformulações da interface e o esforço para manter o conhecimento na página atualizado.

Para você ter uma ideia, nos últimos 3 anos foram feitas cerca de 1. 000 atualizações, melhorias de layout e correções no portal da transparência. Ponto forte para a criação de uma caixa expressa de dados sobre a pandemia (contratações emergenciais, legislação, acompanhamento de casos, execução orçamentária, vacinas, etc. ).

As novidades também incluíram a disponibilização de dados sobre a concessão de tarifas aos funcionários públicos do Estado e a nova apresentação da aba de convênios e transferências, com mais conteúdo e a opção de baixar conhecimentos abertos.

Ordenação

Destaque também no controle do portal da transparência a pontuação de Mato Grosso na 4ª e última edição da Escala Brasil Transparente, uma avaliação da Controladoria-Geral da República (CGU) que mede o grau de transparência pública nos estados.

A CGU deu uma pontuação de 9,74 à transparência da força executiva do estado de Mato Grosso, que na diversidade dos principais estados do conceito, já que a pontuação média é de 8,8. Com a classificação, Mato Grosso passou da posição 15 para 9 no ranking. A pesquisa foi realizada entre abril e dezembro de 2020 e publicada em março de 2021.

Os Estados avaliados obtiveram pontuação de 0 a 10, calculada através da análise da operação, linguagem utilizada e conteúdo que será levado no Portal da Transparência (transparência ativa) e na fórmula para responder a pedidos de acesso a dados públicos (transparência passiva).

transparência ideal

Apesar de todas as inovações já implementadas, a secretária-adjunta da Ouvidoria e Transparência da CGE-MT, Elba Vicentina de Moraes, ressalta que ainda há muito a ser feito para que o Estado alcance a transparência ideal, defendida por meio da não avaliação da transparência por meio de órgãos governamentais.

“Ainda temos um longo caminho a percorrer na cultura da transparência no serviço público, no executivo estadual, para fornecer dados verdadeiros, compreensíveis, atualizados e completos que possam promover a participação e socialização da gestão pública”, disse o deputado.

O representante da CGE-MT destacou que, uma vez que a coordenação das atividades de transparência era papel da Controladoria, os órgãos/entidades do Estado mereciam fornecer os respectivos dados de forma transparente e objetiva, de forma facilmente compreensível e com a opção de gerar relatórios. em vários formatos eletrônicos, como planilhas e textos.

Em caso de transparência ativa, os órgãos/entidades devem transmitir à CGE-MT os dados gerais de interesse coletivo, produzidos ou mantidos por meio deles para alimentação e atualização do Portal da Transparência.

Ressalta-se que, independentemente do conteúdo do Portal da Transparência, cada organização/entidade deve publicar seus dados comerciais em seu próprio site institucional.

A capa do Portal da Transparência do Estado é: www. transparencia. mt. gov. brArray

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do DIÁRIO da Anoticiamt. com. br. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região (anoticiamt. com. br) removeria, sem prévio aviso, comentários que não atendam aos critérios impostos neste aviso ou que não sejam objeto do artigo comentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *