Por
As pinturas facilitaram a produção do círculo de parentes agrícolas.
Desenvolvimento e economia. Essa tem sido a nova verdade dos bairros de Porto Velho após o primeiro ano de funcionamento da Superintendência Municipal de Integração de Bairros (SMD). Por meio de alianças e diálogo com as autoridades locais, a Prefeitura conta com a infraestrutura dos territórios e trouxe mais cidadania aos habitantes.
Criada em 1º de janeiro de 2021, a SMD pretende federar os 14 distritos de Porto Velho, por meio da revitalização de equipamentos públicos e funcionamento como apoio logístico e articular. A nova pasta proposta dá à população do distrito uma nova situação, seja em termos de infraestrutura e em termos de expansão e fortalecimento da produção do círculo de parentes agrícolas, principal atividade das localidades.
Segundo o chefe do conselho técnico da SMD, Raimundo Nonato de Castro, o objetivo é atuar como facilitador entre o escritório do corredor da cidade, as secretarias, os próprios distritos, os estabelecimentos conjugais e o legislativo municipal.
“Todas essas instituições, de outras fontes, são atores que atuam de forma decisiva no processo de melhoria e qualidade de vida da população dos bairros. O papel da SMD, 2021, foi pintar nesse sentido, como facilitador entre as instituições, com o objetivo de trazer inovações para a população do bairro”, explica.
NOVA REALIDADE
Os bairros Nova Califórnia e Extrema são exemplos concretos dessa transformação. Quem faz uma escala no domínio localiza no perímetro urbano uma nova situação com ruas completamente asfaltadas, que atingiu a marca, em sua totalidade, de 15 quilômetros de duração com o uso de moagem asfáltica, além de obras de limpeza e limpeza. A participação dos líderes locais também é expressiva.
ECONOMIA
Um medo constante do controle da carteira tem sido a redução de encargos. Além do procedimento de substituição no âmbito administrativo, a SMD tem investido em parcerias com o Diretório Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), culpado de doar cortadores asfálticos, cortina resultante do corte de uma ou mais camadas de pavimento asfáltico.
O reaproveitamento de tecidos em pavimentos gerou economia significativa para os cofres públicos do município, que atingiram 1,3 milhão de reais por quilômetro. Parceria, também, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da doação de toras de madeira ou madeira processada para a estrutura de pontes na região.
Para se ter uma ideia, em um ano de gestão, a SMD, em parceria com o Instituto e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), já construiu e reabilitou uma dúzia de pontes de madeira nos bairros do distrito. deles é a ponte construída na BR-101, que dá acesso ao distrito de União Bandeiras, com mais de 50 metros de comprimento, e outra na BR-67, com luz de 26 metros, que atravessa o Rio Caracol e dá acesso ao Distrito de Rio Pardo. Ambos foram construídos em meados de setembro e novembro de 2021, respectivamente.
A madeira doada em toras ou processadas vem das ações do Ibama, que são apreendidas em espaços que são anunciados ou removidos. A parceria firmada com o instituto depositou no município cerca de R$ 5 milhões.
O procedimento de doação é promovido por meio de iniciativas da SMD, com a da Semagric, que estabelece o cronograma de elaboração de planos e execução de pinturas em todos os bairros, além do uso de máquinas e pinturas por pintores.
INFRA-ESTRUTURA
A Superintendência também providenciou, em parceria com a Semagric, o rasgo e pavimentação de inúmeras vias nos bairros, promovendo, entre outras vantagens, a facilitação dos fluxos produtivos locais. além de operações de solução de problemas, entre outras.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A SMD apoiou por meio da Emdur, que otimificou a execução de programas de temperação pública em bairros e espaços rurais (Prodistrito e Proluz). A execução das obras resultou em mais de dois mil domados distribuídos nos imóveis, conforme solicitado, proporcionando maior conforto e proteção às comunidades.
Uma nova verdade para o município da Demarcação, que já tem em funcionamento a iluminação pública cem por cento. “Só podemos agradecer à SMD e aos outros parceiros. Agora você pode jogar futebol à noite, com mais tranquilidade e segurança. Toda a população agradece por esse novo cenário, fruto do intenso trabalho do dia”, disse o morador Antônio de Castro, que fez parte da gestão da Calama e da Demarcação.
Além disso, a SMD possibilitou a aquisição, da Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos (SGP), um celular funcional e um computador para cada capital do distrito. Esta foi a primeira vez desde a criação dos distritos que os diretores distritais ganharam celulares.
CONSTRUÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS
O layout das praças públicas também se destaca. A população de Extremadura, por exemplo, tem uma nova opção de lazer, desfrutando de uma barraca de 10 mil metros quadrados, que contém uma rota de madeira doada pelo Ibama e pavimentação para calçadas, morangos asfálticos doados pelo Dnit.
Maria Alice Braitembach Cavalli mora em Extrema há 45 anos e é administradora do distrito. Ele diz que aceitou o desafio porque ama a posição onde mora. Destaca a importância da associação municipal de controle na realização de instalações para o progresso da região.
“Gostaria de destacar a estrutura da praça no bairro Planalto. Foi maravilhoso. Além dos quadros da gestão municipal, temos os dos internautas e empresários locais, acrescentando a doação do roteador para fornecer tecido solto à população. E quem precisar usar, deixe-os ir para a praça, uma nova situação para nós”, disse.
A praça também conta com árvores frutíferas de domínio, quadra de vôlei, trilha a pé, pérgolas, redes, chapéus de palha e soltos para atender a comunidade local. Até 2022, serão feitas pinturas para revitalização das praças públicas de Vista Alegre, Abunã e Nova Califórnia.
“Nosso grande objetivo é domar o sentimento de pertencimento da população local, através dessas estruturas e da revitalização das praças, além de ter um playground para rir em paz, incentivando todos a se cuidarem da maioria do bairro. Programas voltados aos movimentos sociais também são realizados em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Familiar (Semasf), chefe do conselho técnico da SMD.
LUTA CONTRA A PANDEMIA
Desde o início de suas atividades, a Superintendência de Quartier tem enfrentado uma responsabilidade número um: garantir as populações dos bairros, especialmente os mais distantes do distrito anfitrião, materiais para o combate à pandemia covid-19, bem como vacinas fornecidas através do controle municipal no combate ao vírus.
Segundo Castro, a SMD apoiou a distribuição de insumos, como máscaras, mais de duzentos caixas de hipoclorito, mais de mil litros de gel de álcool, luvas, entre outros. com comunidades indígenas e associações agroindústrias, entre outras. Tudo isso é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Desde o início da vacinação em Porto Velho, temos servidores de DSM que a Semusa nos espaços do distrito”, observou. A adesão à vacinação é avaliada como positiva, por exemplo, a população dos distritos do baixo Madeira é cem por cento imune. os outros distritos, a imunização avançou, prosseguindo o processo.
CIDADANIA
Em dezembro do ano passado, a SMD, em colaboração com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), inaugurou uma sede do Judiciário na Ponta do Abunã, localizada em Extrema. Já estão em andamento negociações para levar justiça eleitoral e trabalhista aos distritos também.
“Nosso objetivo é instalar a opção de um serviço à população em relação aos desejos que exigem quadros e justiça eleitoral”, ressaltou.
PARCEIROS
Desde o início, o controle da pasta tem buscado incentivar a discussão permanente com atores municipais, estaduais e federais, além de contar com outras secretarias para atender os distritos.
Nesse sentido, foram estabelecidas alianças com a Diretoria Comunitária de Orçamento, Planejamento e Gestão (Sempog), a Diretoria Comunitária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), a Diretoria Comunitária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), a Diretoria Comunitária de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Contratos e Contratos (Semesc), Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos (SGP), entre outros.
Texto: Jaqueline Malta Fotos: SMD
Superintendência Municipal de Comunicações (SMC)
Publicado
em
Por
O município tem atuado no cuidado de americanos e famílias em condições em 2021
Em um ano ainda marcado pelo período da pandemia, o município promoveu ações para americanos e famílias em situação de vulnerabilidade e ameaça social em Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Familiar (Semasf).
Somente no último ano, o corredor da cidade tem atuado, por exemplo, na prestação de assistência social a outros moradores de rua e na venda de cidadania entre famílias dos bairros e comunidades da capital.
“Nossas instalações não cessaram, apesar das adversidades do próximo ano. Nosso público estava em cima e a pandemia cresceu. A secretaria teve que organizar as instalações para atender o vírus Covid-19, o que não nos salvou de alcançar mais pessoas necessitadas”, explica o secretário da Semasf, Claudi Rocha.
Apesar das dificuldades, a pasta foi estratégica, por exemplo, na realização do Censo de Rua, que buscou mapear as demais pessoas que vivem nessa situação existente. A pesquisa técnica reuniu voluntários, estudantes, equipe social e outros parceiros. 442 desabrigados e outras pessoas foram mapeadas.
O censo traça o perfil das pessoas em situação de rua para que, com o diagnóstico, a gestão municipal possa planejar o andamento das políticas públicas. Estudos também confirmam que todas as pessoas já foram imunizadas contra o Covid-19, pela equipe especializada de atendimento. em técnica social da Semasf e no serviço Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
APOIO E ALIMENTAÇÃO
Durante a pandemia, em parceria com a Igreja Católica, foram disponibilizados estabelecimentos para os moradores de rua, como alimentação, banho, lavanderia, além de 36 encaminhamentos ao Cadastro Único (CadÚnico), cerca de cem cidadãos para a emissão de certidões de nascimento. e 20 para a emissão de carteira de identidade (RG).
“Além disso, há investimentos na distribuição de alimentos (lancheiras), que no ano (de janeiro a novembro), ultrapassam o preço de R$ 500 mil”, explica o secretário.
LOJA DA FAMÍLIA CIDADÃ
Devido à pandemia, em 2021 houve um alívio na implantação do projeto Tenda Cidadã. A ação foi realizada em 3 localidades: Nova Mutum, Extrema e sul de Porto Velho.
O conceito principal é promover a intersetorialidade e a integração de políticas públicas por meio do envolvimento de parceiros e sociedade civil concertada. , saúde, escolaridade (informação) e recreação (lúdica)”, explica Claudi Rocha. A coordenação é realizada por meio da Diretoria de Proteção e Base Social da Semasf.
PESSOAS VIOLADAS DE DIREITOS
A Prefeitura de Porto Velho presta assistência a outras pessoas cujos direitos foram violados, ou seja, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
O Creas está localizado na Avenida Prefeito Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira), nº 2707, no distrito da Embratel.
O CREAS presta assistência a famílias e americanos que estão em um cenário de ameaça privada e social devido ao abandono, abuso e/ou psicológico, sexual, infantil, entre outros.
O CREAS possui diversas Matrizes adicionando o serviço social 24 horas, onde é oferecido assistência funerária, a porta de entrada para o atendimento institucional de adultos e famílias e encaminhamentos. Por meio do Serviço Social, 1. 444 foram prestados em 2021. Aqueles que solicitam o serviço porque seus direitos foram afetados equivalem a 633 na área urbana e nos bairros, alcançam 79. O serviço especializado em tecnologia social alcançou 1. 880 pessoas.
AÇÕES PREVENTIVAS
Campanhas de prevenção têm sido realizadas no combate à violência sexual contra jovens e adolescentes e 16 movimentos têm sido realizados no campo do trabalho infantil, por meio da Coordenação de Combate ao Trabalho Infantil.
AUXÍLIO-MORADIA
Em 2021, 608 domicílios foram entregues livres de impostos às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.
ASSISTÊNCIA FUNERÁRIA
O ano de 2021 tem sido uma das muitas perdas e sofrimentos das famílias, somando aqueles que vivem em condições de vulnerabilidade e risco social. Para reduzir esses impactos, o município possui um Serviço Possível chamado “Assistência Funerária”. Através dele, urnas funerárias são entregues para o enterro de uma alegria. Ao longo do ano, 474 foram entregues.
RECEPÇÃO INSTITUCIONAL
Mais de 80 abrigos foram criados para mulheres vítimas de violência doméstica, mais de duzentos para pessoas em situação de rua e mais de 890 abrigos para adultos e famílias no Abrigo Frei Damião.
Já o serviço de alojamento institucional para jovens e adolescentes totalizou mais de cem abrigos nas unidades de acolhimento, moradia, juventude e família de Lar do Bebê, Cosme e Damião.
Texto: Etiene Gonçalves Foto: Leandro Morais e Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicações (SMC)
Equipes criminosas que operam o Terminal Portuário de Paranaguá (PR) são alvo da Operação Reach Stackers por meio da Polícia. . .
Operação Ordo, com o objetivo de prevenir crimes contra a vida no Cone Sul, Café e Zona. . .
Equipamentos e tecidos foram simbolicamente entregues às forças de segurança do estado.
Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Reconstituição de Bens Danificados (FRBL) do Ministério Público de Rondônia,. . .
Os testes rápidos na estrada foram realizados neste domingo em Vilhena, onde foram realizados 1. 200 testes para a população.
O calendário é feito em parceria entre Sefin, Segep e Sepog O Governo de Rondônia mantém seu compromisso. . .
O município tem atuado na atenção de americanos e famílias em condições em 2021 Em um ano ainda marcado pelo. . .
A medida visa orientar a população sobre tarefas diárias e trabalhos no trânsito Com o início do ano letivo em. . .
O pacote abastece dez quilômetros de toda infraestrutura Obras de infraestrutura no bairro da Lagoa, zona Leste de Porto Velho,. . .
O deputado estadual Alex Silva (Republicanos) acaba de comprometer o montante de 337. 000 reais em emenda parlamentar ao. . .
Fiquei feliz ao saber da morte de Verônica Barbosa Cirqueira, aos 39 anos, à tarde. . .
O deputado estadual Anderson Pereira (PROS), participando do início da capacitação da Escola Nacional de Serviços Criminais (ESEP,. . .
Fãs de Gracyanne Barbosa vão à loucura ao ver a musa posar com um fio: “Muito pequena”
Isso é verdade? Áudio vaza de assessor de Pirulito negociando a construção do IPTU em Santa Luzia
Palácio Rio Madeira sediará assembleia federal entre presidentes do Brasil e do Peru
Sarah Caus posa de sutiã e seu volume aumentado impressiona fãs: “Saltando!”
Anitta apresenta as cenas e novos entusiastas íntimos do leitor de cliques loucos na web: “Somos assim”
Queda de Rondônia: InfoGripe indica manutenção de forte sinal de acúmulo no SARS
Toda curada, vestida de fio dental, a ex-estrela do BBB Sarah Andrade tira as nádegas: “Verão!”
Operação Ordo fortalece movimentos de segurança cidadã para combater a criminalidade em Rondônia