A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizará, na próxima quarta-feira (2), sessão solene para a instalação da 4ª consulta legislativa da 19ª legislatura. O deputado Renê Barbour. It será liderado pelo presidente da Câmara, deputado Max Russi (PSB).
Devido à pandemia Covid-19 e ao aumento da influenza pelo vírus da gripe (H3N2), o rito será híbrido (presencial – com acesso limitado e virtual – a plataforma virtual: https://zoom. nós/). Para isso, os critérios selecionados serão a cronologia da inscrição por e-mail: [email protected], com 3 dias de antecedência.
O rito será dividido em duas partes. Na primeira, a consulta contará com a presença de visitantes especiais e do governador Mauro Mendes (DEM). Mendes lerá a mensagem do Poder Executivo. O documento deve vir com a responsabilidade do próximo ano e definir as instruções e prioridades do Executivo estadual para 2022.
No momento da sessão, de acordo com o regimento, a sessão plenária será ocupada apenas pelos deputados estaduais. O presidente Max Russi cederá às bancadas parlamentares o terreno que, por protocolo, deve ser utilizado para a instalação da obra.
Após as manifestações dos parlamentares, Russi receberá as indicações das bancadas dos respectivos líderes, solicitando as indicações dos deputados que irão compor as treze Comissões Permanentes do Legislativo estadual.
Os jornalistas, que cobrirão a sessão formal, terão que ir às instalações do Parlamento (exceto para o plenário das deliberações), mas terão de respeitar um protocolo de adequação, como o distanciamento social e o uso de máscaras.
Vale lembrar que a sessão solene será transmitida pela TV/AL – canal 30. 1, pela Rádio 89. 5 FM, pelo site: al. mt. gov. br e pelo FaceAL/MT.