O desespero de obter uma fonte adicional de renda por mês pode levar muitas outras pessoas a cair na armadilha de golpes negligenciados. Foi o que aconteceu com muitos brasileiros que faziam parte do Auxílio Brasil.
Recentemente, circulou uma mensagem no WhatsApp propondo supostas vagas para o Auxílio Brasil. As notícias falsas consistem em compartilhar um link para um registro falso no programa acompanhado desta mensagem, que faz a seguinte declaração:
“O governo federal acaba de lançar 3 milhões de novos registros para o Auxílio Brasil com notas fiscais de R$ 400/mês compatíveis com a família. Entre e verifique seu benefício. ” Aqui está um link no que o cidadão pode clicar e supostamente fazer um cadastro.
O golpe foi beneficiado pela iniciativa do governo federal que elevou o número de famílias beneficiárias de 14,6 milhões para cerca de 17,6 milhões. No entanto, o procedimento de inclusão no Auxílio Brasil já foi concluído através do Ministério da Cidadania e, dado o orçamento, não está prevista nova edição.
Vale ressaltar, ainda, que em nenhum momento o governo federal liberou os meios para inscrição direta no programa. De fato, a variedade de famílias para o Auxílio Brasil é realizada por meio da inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), destinado a outras pessoas em um cenário de vulnerabilidade social.
Em nota, o Ministério da Cidadania aproveitou que os dados que foram transmitidos pelo WhatsApp são falsos. “O governo federal não convida os cidadãos a se cadastrarem no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) nem restringe o valor. ou vagas para assinar”, disse ele.
De acordo com uma pesquisa realizada através da plataforma psafe. com, o link fornecido na mensagem falsa é potencialmente prejudicial e em nenhum caso deve ser consultado. Infelizmente, esta não é a primeira nem será a última vez que mensagens são enviadas com este conteúdo. circulam na internet.
Em novembro do ano passado, a coluna Fato ou Falso do G1 desmentiu relatos de que a inscrição no Auxílio Brasil só pode ser feita com um link no WhatsApp. Como mencionado, a inclusão de novas famílias no programa é feita exclusivamente através do CadÚnico, desde que os indivíduos cadastrados atendam aos seguintes critérios de elegibilidade:
Além disso, se novas vagas forem abertas, um anúncio oficial será feito através do governo federal através do Ministério da Cidadania. As pessoas determinadas serão notificadas por meio de carta enviada por correio, que já contém o cartão para obter benefícios da obtenção de vantagens.
Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR. com. br no Facebook para ver as últimas notícias que afetam diretamente sua carteira e seus direitos.
Você pode se manter atualizado com as notícias monetárias e estar em dia com seus direitos com apenas uma coisa: seu e-mail!
Plataforma voltada para enfrentar problemas semelhantes à economia popular como tal: simples, ágil e confiável.
FDR® – Todos os textos são bens intelectuais deste site. Reprodução proibida.
A FDR não gera qualquer transação monetária de qualquer tipo ou valor. O site atua como um veículo de dados, oferecendo conteúdo informativo e aplicável à população geral e marginalizada através de empresas bancárias e gigantes. Os dados publicados aqui são confiáveis e independentes.