O Brasil criou 2,73 milhões de empregos formais em 2021, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. O número é a diferença entre 20. 699. 802 admissões e 17. 969. 205 admissões registradas no ano. Em Nova Friburgo, foram 19. 937 registros e 17. 493 baixas, deixando um saldo positivo de 2. 444 postos de trabalho.
Como o método da pesquisa foi substituído, em janeiro de 2020, só é possível comparar o resultado com os números daquele ano, onde o saldo foi negativo de 191. 502 postos de trabalho, após balanço anunciado em novembro. Anteriormente, o governo registrou saldo positivo de 142. 690 empregos.
As revisões do Caged são realizadas periodicamente na base de dados do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais, culpados pelo Caged. Com efeito, as empresas têm até 12 meses para informar ao governo sobre as contratações e demissões feitas em cada um dos meses do ano. Ou seja: se um funcionário foi demitido em dezembro de 2020, por exemplo, a empresa tem até dezembro desse ano para fazer a declaração, o que acaba influenciando nos resultados mensais.
Os números positivos do Caged contrastam com a taxa global de desemprego do país, que ficou em 11,6% no último trimestre de 2021, atingindo 12,4 milhões de pessoas. Embora esse número seja o menor desde janeiro de 2020 (11,2%), os funcionários ganham menos. A verdadeira fonte de renda caiu para R$ 2. 444, o menor número da série histórica, iniciada em 2012. O conhecimento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última sexta-feira, 28, refere-se ao número total de empregos, com e sem contrato formal.
negativo em dezembro
Apesar do resultado positivo em 2021, o mês de dezembro teve saldo negativo, com mais demissões do que rendimento. O país fechou 265 mil postos de trabalho no mês passado, após 1,43 milhão de receitas e 1,7 milhão de demissões. Este é o primeiro resultado negativo em 11 meses. Em Nova Friburgo, foram 1. 149 admissões e 1. 568 demissões, deixando um saldo negativo de 419.
Metodologia
Desde janeiro do ano passado, o uso da fórmula da gaiola vem sendo substituído pela fórmula contábil virtual para obrigações fiscais, previdenciárias e de pintura (eSocial) para empresas, o que traz diferenças com os efeitos de anos anteriores. No método passado (1992 a 2019), o resultado mais produtivo de novembro da série permaneceu inalterado em 2009, quando foram criados 246. 695 vagas no penúltimo mês do ano.
Há 76 anos, a VOZ DA SERRA se compromete a pesquisar e fornecer dados atualizados e confiáveis aos seus leitores, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Devido à sua maravilhosa credibilidade, incansável modernização e independência editorial, a VOZ DA SERRA estabeleceu-se como uma fonte indiscutível de consulta para historiadores e pesquisadores da vida de nossa cidade, constituindo uma referência para o jornalismo interno do Rio de Janeiro, um dos carros mais conceituados da região serrana e líder de mercado.
Ao assinar a VOZ DA SERRA, você não só tem conteúdo de qualidade, mantendo você bem informado através de nossas páginas, página online e redes sociais, mas também contribui para a construção e desenvolvimento desta história.
Receba, em seu e-mail, as últimas notícias de A VOZ DA SERRA. É grátis. Inscreva-se agora!