Por
As pinturas facilitaram a produção do círculo de parentes agrícolas.
Desenvolvimento e economia. Essa tem sido a nova verdade dos bairros de Porto Velho após o primeiro ano de funcionamento da Superintendência Municipal de Integração de Bairros (SMD). Por meio de alianças e diálogo com as autoridades locais, a Prefeitura conta com a infraestrutura dos territórios e trouxe mais cidadania aos habitantes.
Criada em 1º de janeiro de 2021, a SMD pretende federar os 14 distritos de Porto Velho, por meio da revitalização de equipamentos públicos e funcionamento como apoio logístico e articular. A nova pasta proposta dá à população do distrito uma nova situação tanto em termos de infraestrutura quanto em termos de expansão e fortalecimento da produção do círculo de parentes agrícolas, principal atividade das localidades.
Segundo o chefe do conselho técnico da SMD, Raimundo Nonato de Castro, o objetivo é atuar como facilitador entre o escritório do corredor da cidade, as secretarias, os próprios distritos, os estabelecimentos conjugais e o legislativo municipal.
“Todas essas instituições, de outras fontes, são atores que atuam de forma decisiva no processo de melhoria e qualidade de vida da população dos bairros. O papel da SMD, 2021, foi pintar nesse sentido, como facilitador entre as instituições, com o objetivo de trazer inovações para a população do bairro”, explica.
NOVA REALIDADE
Os bairros Nova Califórnia e Extrema são exemplos concretos dessa transformação. Quem faz uma escala no domínio localiza no perímetro urbano uma nova situação com ruas completamente asfaltadas, que atingiu a marca, em sua totalidade, de 15 quilômetros de duração com o uso de moagem asfáltica, além de obras de limpeza e limpeza. A participação dos líderes locais também é expressiva.
ECONOMIA
Um medo constante do controle da carteira tem sido a redução de encargos. Além do procedimento de substituição no âmbito administrativo, a SMD tem investido em parcerias com o Diretório Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), culpado de doar cortadores asfálticos, cortina resultante do corte de uma ou mais camadas de pavimento asfáltico.
O reaproveitamento de tecidos em pavimentos gerou economia significativa para os cofres públicos do município, que atingiram 1,3 milhão de reais por quilômetro. Parceria, também, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da doação de toras de madeira ou madeira processada para a estrutura de pontes na região.
Para se ter uma ideia, em um ano de gestão, a SMD, em parceria com o Instituto e a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), já construiu e reabilitou uma dúzia de pontes de madeira nos bairros do distrito. deles é a ponte construída na BR-101, que dá acesso ao distrito de União Bandeiras, com mais de 50 metros de comprimento, e outra na BR-67, com luz de 26 metros, que atravessa o Rio Caracol e dá acesso ao Distrito de Rio Pardo. Ambos foram construídos em meados de setembro e novembro de 2021, respectivamente.
A madeira doada em toras ou processadas vem das ações do Ibama, que são apreendidas em espaços que são anunciados ou removidos. A parceria firmada com o instituto depositou no município cerca de R$ 5 milhões.
O procedimento de doação é promovido por meio de iniciativas da SMD, com a da Semagric, que estabelece o cronograma de elaboração de planos e execução de pinturas em todos os bairros, além do uso de máquinas e pinturas por pintores.
INFRA-ESTRUTURA
A Superintendência também providenciou, em parceria com a Semagric, o rasgo e pavimentação de inúmeras vias nos bairros, promovendo, entre outras vantagens, a facilitação dos fluxos produtivos locais. além de operações de solução de problemas, entre outras.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
A SMD apoiou por meio da Emdur, que otimize a execução de programas públicos de apaziguamento em bairros e espaços rurais (Prodistrito e Proluz). A execução das pinturas resultou em mais de dois mil domados distribuídos no local, conforme solicitado, proporcionando maior conforto e proteção às comunidades.
Uma nova verdade para o município da Demarcação, que já tem em funcionamento a iluminação pública cem por cento. “Só podemos agradecer à SMD e aos outros parceiros. Agora você pode jogar futebol à noite, com mais tranquilidade e segurança. Toda a população agradece por esse novo cenário, fruto do intenso trabalho do dia”, disse o vizinho Antônio de Castro, que fez parte da gestão da Calama e da Demarcação.
Além disso, a SMD possibilitou a aquisição, da Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos (SGP), um celular funcional e um computador para cada capital do distrito. Esta foi a primeira vez desde a criação dos distritos que os diretores distritais ganharam celulares.
CONSTRUÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS
O layout das praças públicas também se destaca. A população de Extremadura, por exemplo, tem uma nova opção de lazer, desfrutando de uma barraca de 10 mil metros quadrados, que contém uma rota de madeira doada pelo Ibama e pavimentação para calçadas, morangos asfálticos doados pelo Dnit.
Maria Alice Braitembach Cavalli mora em Extrema há 45 anos e é administradora do distrito. Ele diz que aceitou o desafio porque ama a posição onde mora. Destaca a importância da associação municipal de controle na realização de instalações para o progresso da região.
“Gostaria de destacar a estrutura da praça no bairro Planalto. Foi maravilhoso. Além dos quadros da gestão municipal, temos os dos internautas e empresários locais, acrescentando a doação do roteador para fornecer tecido solto à população. E quem precisar usar, deixe-os ir para a praça, uma nova situação para nós”, disse.
A praça também conta com árvores frutíferas de domínio, quadra de vôlei, trilha a pé, pérgolas, redes, chapéus de palha e soltos para atender a comunidade local. Até 2022, serão feitas pinturas para revitalização das praças públicas de Vista Alegre, Abunã e Nova Califórnia.
“Nosso grande objetivo é domar o sentimento de pertencimento da população local, através dessas estruturas e da revitalização das praças, além de ter um playground para rir em paz, incentivando todos a se cuidarem da maioria do bairro. Programas voltados aos movimentos sociais também são realizados em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Familiar (Semasf), chefe do conselho técnico da SMD.
LUTA CONTRA A PANDEMIA
Desde o início de suas atividades, a Superintendência de Quartier tem enfrentado uma responsabilidade número um: garantir as populações dos bairros, especialmente os mais distantes do distrito anfitrião, materiais para o combate à pandemia covid-19, bem como vacinas fornecidas através do controle municipal no combate ao vírus.
Segundo Castro, a SMD apoiou a distribuição de insumos, como máscaras, mais de duzentos caixas de hipoclorito, mais de mil litros de gel de álcool, luvas, entre outros. com comunidades indígenas e associações agroindústrias, entre outras. Tudo isso é feito em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Desde o início da vacinação em Porto Velho, temos servidores de DSM que a Semusa nos espaços do distrito”, observou. A adesão à vacinação é avaliada como positiva, por exemplo, a população dos distritos do baixo Madeira é cem por cento imune. os outros distritos, a imunização avançou, prosseguindo o processo.
CIDADANIA
Em dezembro do ano passado, a SMD, em colaboração com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), inaugurou uma sede do Judiciário na Ponta do Abunã, localizada em Extrema. Já estão em andamento negociações para levar justiça eleitoral e trabalhista aos distritos também.
“Nosso objetivo é instalar a opção de um serviço à população em relação aos desejos que exigem quadros e justiça eleitoral”, ressaltou.
PARCEIROS
Desde o início, o controle da pasta tem buscado incentivar a discussão permanente com atores municipais, estaduais e federais, além de depender das demais secretarias para atender os distritos.
Nesse sentido, foram estabelecidas alianças com a Diretoria Comunitária de Orçamento, Planejamento e Gestão (Sempog), a Diretoria Comunitária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), a Diretoria Comunitária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), a Diretoria Comunitária de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Contratos e Contratos (Semesc), Superintendência Municipal de Gestão de Gastos Públicos (SGP), entre outros.
Texto: Jaqueline Malta Fotos: SMD
Superintendência Municipal de Comunicações (SMC)
Publicado
em
Por
20% termina nesta segunda-feira (31)
A partir desta terça-feira (1), até 28 de fevereiro, os contribuintes de Porto Velho estarão no pagamento do Imposto sobre Bens Urbanos e Territoriais (IPTU) e do Imposto sobre Resíduos Familiares (TRSD) com dedução de 10%, de acordo com os prazos e gratificações estabelecidos por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Semfaz).
Após esse período, os impostos serão constantes em sua totalidade, sem multa, sem juros e sem redução até 31 de março. Uma vez que todos estejam atrasados, uma penalidade e juros serão adicionados.
Os impostos podem ser pagos em qualquer rede bancária, em qualquer lugar do Brasil, adicionando na internet. Para quem paga em parcelas, o assessor de remessa de IPTU pode ser publicado através do site da Semfaz, no serviço virtual. Essa modalidade promete menor exposição ao Covid-19 ao contribuinte e mais segurança física.
Quem preferir atendimento presencial pode utilizar as questões de atendimento na Praça CEU, na Biblioteca Viveiro das Letras, no Tudo Aqui no Porto Velho Shopping e na sede da Semfaz.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h. m às 14h. m. Neste serviço será cobrado um pagamento operacional incorporado ao imposto.
O pagamento do IPTU/TRSD é vital para a manutenção e estruturação da infraestrutura urbana da cidade, uma vez que é uma fonte de renda vital que permite a coleta de obras como pavimentação, drenagem e iluminação, além de maior investimento na educação municipal e nas Unidades Básicas de Saúde de Porto Velho.
Texto: Carlos Sabino Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicações (SMC)
Equipes criminosas que operam o Terminal Portuário de Paranaguá (PR) são alvo da Operação Reach Stackers através da polícia. . .
Operação Ordo, com o objetivo de prevenir crimes contra a vida no Cone Sul, Café e Zona. . .
Equipamentos e tecidos foram simbolicamente entregues às forças de segurança do estado.
O objetivo em 2022 é fazer um número ainda maior de cursos nos conjuntos da Capital e do interior do Estado. . . .
Horta é uma das atividades de pintura dos detentos de Rondônia Com 44,75% da população envolvida em atividades de pintura, Rondônia. . .
A praça ganhou alguns bons dispositivos para convivência social e recreativa A praça municipal Dirce Cândida da Silva, no setor 13, no. . .
20% termina nesta segunda-feira (31) de terça-feira (1) a 28 de fevereiro, os contribuintes. . .
A população de Porto Velho pode olhar pela Capes no ano O último fim de semana do mês foi. . .
A das outras surgiu com a nova estratégia Após os novos planos estratégicos elaborados pelo município, o. . .
Em ação para a educação de Rondônia, o deputado Ismael Crispin (PSB) anunciou nesta segunda-feira (31) a confirmação. . .
O Secretário de Saúde do Governador Jorge Teixeira vai obter uma ata para facilitar as ações da pasta, após. . .
Em janeiro, o deputado estadual Jair Montes (Avante) enviou um pedido ao Governo do Estado de Rondônia. . .
Fãs de Gracyanne Barbosa vão à loucura ao ver a musa posar com um fio: “Muito pequena”
Isso é verdade? Áudio vaza de assessor de Pirulito negociando a construção do IPTU em Santa Luzia
Palácio Rio Madeira sediará assembleia federal entre presidentes do Brasil e do Peru
Sarah Caus posa de sutiã e seu volume aumentado impressiona fãs: “Saltando!”
Anitta apresenta as cenas e novos entusiastas íntimos do leitor de cliques loucos na web: “Somos assim”
Queda de Rondônia: InfoGripe indica manutenção de forte sinal de acúmulo no SARS
Operação Ordo fortalece movimentos de segurança cidadã para combater a criminalidade em Rondônia
Toda curada, vestida de fio dental, a ex-estrela do BBB Sarah Andrade tira as nádegas: “Verão!”