A vacinação contra o Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos começa nesta segunda-feira (17) em grande parte do país. No entanto, algumas capitais já começaram a aplicar as primeiras doses no sábado (15), enquanto outras só abrem a cruzada para essa organização etária na semana.
Doze capitais serão vacinadas na segunda-feira. São elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Maceió, Teresina, Goiânia, Cuiabá, Belém, Manaus, Rio Branco, Macapá e Porto Velho.
A maioria dos povos seguirá a assessoria do Ministério da Saúde e iniciará o calendário com equipes de precedência (crianças com deficiência permanente, comorbidades, indígenas ou quilombolas). As secretarias solicitam aos funcionários que levem documentos que comprovem comorbidade ou deficiência.
No Rio, Macapá, Porto Velho, Rio Branco e Goiânia, a vacinação será de acordo com os critérios de idade, de crianças e mulheres de 11 a 11 anos, mas respeitando as prioridades.
Algumas capitais já controlaram para começar a vacinar crianças. Sábado (15) Recife, Florianópolis, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Aracaju, Fortaleza e São Luís. Dois municípios começaram a aplicar as doses no domingo: Distrito Federal e João Pessoa.
Ainda não há balanço no número de cães domésticos vacinados em todas as cidades, mas o conhecimento inicial mostra que pelo menos 7. 500 jovens já receberam a primeira dose.
Algumas capitais vão querer mais tempo. Na terça-feira (18), Natal e Campo Grande começam a vacinação, enquanto na quarta-feira (19) é a vez de Porto Alegre e, somente na quinta-feira (20), começa Palmas. Não foi possível saber o início da cruzada em Boa Vista. .
O Brasil venceu neste domingo (16) o primeiro lote de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de cinco a 11 anos de idade. O carregamento compreende 1,248 milhão de doses e chegou às . m 11h no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). ao centro de distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos, SP, antes das entregas aos estados.