POR NANY DAMASCENO, CONTILNET
Na abertura dos quadros legislativos do ano de 2022, da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o secretário de Governo, Alysson Bestene, representou o governador Gladson Cameli (Progressistas).
Na mensagem do governo, lida pelo jornalista Jefson Dourado, o governador agradeceu aos deputados por suas ações.
“Desenvolvi um sentimento de gratidão e agradeço ao deputado Nicolau [Júnior], ao conselho curador e aos 24 deputados, independentemente de seu partido, por seus esforços. “
O governador também havia assumido um governo desorganizado e teve que reparar a ordem, pagando as dívidas que restaram do governo anterior: “Valor que só pode ser investido”.
“Desde que assumi o poder, tenho continuamente declarado que não governarei através do retrovisor e o fiz, sem vingança. Por governar para o povo. Digo isso porque muitos beligerantes nos encorajaram a aumentar os salários dos nossos servidores, porém hoje, 3 anos e 1 mês depois, isso não aconteceu. E se conseguimos, é porque investimos em planejamento”, diz um trecho.
Cameli reiterou que nos próximos dias, assim que terminar seus estudos econômicos, anunciará o aumento salarial de todos os servidores públicos. “Eu tenho que anunciar um aumento para toda a nossa equipe, é um compromisso com nossos servidores que estão correndo para manter nosso dispositivo governamental funcionando e oferecendo serviço de qualidade para aqueles que mais querem. “
Gladson detalhou as competições abertas e falou sobre planos para novas competições nos espaços de segurança e educação. Ele falou das situações exigentes enfrentadas por seu governo, com a pandemia Covid-19, que reivindicou a vida de apenas cerca de 2. 000 hectares. Aceitei esse desafio [de ser governador] e não me arrependo, mas temos que concordar que dois terços do meu mandato enfrentaram essa doença”, disse ele, referindo-se também ao esforço para trazer vacinas. aqueles que não precisavam se vacinar, porque não faltam vacinas”, disse.
Leia a mensagem completa do governador:
Mensagem do governador do Acre Gladson Cameli para o início do ano legislativo 2022
Olá!
Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus por ter conseguido participar de alguma outra abertura dos quadros legislativos deste ano de 2022. Peço a Deus que nos mantenha saudáveis e em paz para constituir o resto do povo do Acre. com fato e dignidade. Assim, cumprimos nossa missão como homens públicos para ajudar aqueles que mais precisam.
Esta é a quarta executiva estadual do nosso governo que será lida para os deputados estaduais senhoras e meninas e todos os outros acreenses que nos acompanham neste momento pelos canais do Youtube, Facebook e Rádio Aldeia FM.
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer aos profissionais de mídia que cobrem as sessões da Assembleia Legislativa. Sou um governador democrata que respeita a liberdade de imprensa e reconhece a importância das pinturas que você faz para contar ao resto do Acre. E, em especial, destaco os dois anos da pandemia de Covid que tem ajudado muito nas campanhas de prevenção e vacinação dos acreanos.
Durante esses anos à frente do governo do Acre, desenvolvi um sentimento que importa para mim, gratidão. Por isso, agradeço ao presidente da Assembleia, deputado Nicolau Júnior, ao Conselho de Administração desta Câmara Legislativa e aos 24 deputados, independentemente de seu partido ou ideologia, pela ajuda que prestaram ao nosso governo.
A Assembleia tem sido uma esposa maravilhosa para nosso outro povo e a determinação de cada um de vocês, como parlamentares, é inegável. Graças aos esforços de todos vocês, durante esta Legislatura, questões e legislações críticas foram aprovadas e aprovadas, fazendo movimentos concebíveis de nosso governo que beneficiaram milhares de outras pessoas em nosso estado.
Sou muito grato pelos esforços do nosso governo de base e da oposição. Porque a democracia só pode servir de respeito ao contraditório. E a denúncia é bem-vinda para corrigir nossas deficiências. Ninguém tem o fato e teremos que ter a humildade de pagar. Atenção para aqueles que nos criticam.
Desde que assumi há pouco mais de 3 anos, tenho continuamente dito à nossa imprensa que não governarei olhando no retrovisor. E assim o fiz. Não me apeguei às bagunças do além dos governos, caçando para resolver os desordens do Estado no presente. Mesmo porque governamos para os outros e não temos tempo para nos apegarmos a vinganças desnecessárias e perseguição política.
Por que eu digo isso? Muitos de nossos beligerantes políticos profetaram que nosso governo atrasaria o pagamento dos salários de nossos funcionários públicos no primeiro mês. E depois de 3 anos e um mês de governo, temos os salários dos nossos trabalhadores estaduais atrasados por um único dia. . E mais do que isso pagamos em décimo terceiro, prêmios e auxílios transitórios para todas as categorias de servidores em dia.
Concordo que pagar funcionários públicos em dia não passa de uma obrigação. Mas no passado recente, em outros governos, isso não aconteceu. Devo também dizer que se conseguimos manter as contas em dia todo esse tempo. , é porque investimos em planejamento. Era imperativo para nós ser capaz de colocar grandes somas de dinheiro em fluxo a cada mês para manter nossa economia funcionando. que pinta no setor pessoal e conta com o fluxo monetário em nosso estado.
E nos próximos dias, assim que minha equipe econômica terminar os estudos técnicos, terei que anunciar um reforço para toda a nossa equipe. É um compromisso com nossos servidores trabalhando para manter nosso dispositivo de governança funcionando, oferecendo um serviço de qualidade para aqueles que mais o amam.
Mas preciso convidá-los, meninas e senhores, para refletir. Veja, nos 3 anos que governoi o Acre, enfrentei duas situações muito difíceis. Primeiro descobri o controle desorganizado e muitas dívidas. sentido, já pagamos quase 8 bilhões de reais em financiamentos, dívidas de trabalho duro, demissões de contratos e até salários e 13 contas que não foram pagas durante o governo anterior.
Lembrem-se, senhoras, que esse valor é semelhante ao orçamento estadual de 2022, que é de cerca de R$ 7,8 bilhões. Portanto, tenha em mente que apenas em dívidas pagas através de governos anteriores não investimos em torno do equivalente a um ano do nosso orçamento.
Mas posso dizer que, ao final de nossos 4 anos, entregaremos uma máquina sólida de governo, do ponto de vista econômico e monetário. E isso é para que nosso Estado possa continuar a fazer investimentos sociais que tragam segurança e bem-estar ao nosso povo.
Durante meu mandato como chefe de governo, contratamos 606 novas forças policiais do exército de trabalhadores e 291 policiais civis dos registros de reserva do último governo. Também foram contratados 647 novos professores permanentes e 9. 612 professores de transição.
E já temos novos concursos públicos planejados. Só para a secretaria estadual de fitness, a Sesacre, a previsão é que, através de concurso público, vamos alugar 956 novos profissionais. Outros 153 para o ramo da chaminé, 217 para iapen e alguns outros. 322 para o Instituto SocioEducativo, ISE.
Também estamos lendo a opção de um festival público para a polícia do exército. Algo que não acontecia no Acre há mais de duas décadas. Esta será a maneira de substituir os funcionários da Corporação que foram aposentados ou falecidos e que não têm o prestígio de um policial do exército. Espero poder anunciar em breve este festival que será uma oportunidade para muitos jovens graduados do ensino médio que sonham com uma carreira forjada no exército.
Outro ponto que é vital enfatizar é que nesta era de três anos em que sou governador, dois anos no total estenderam a pandemia Covid-19. Talvez um dos piores momentos vividos por um governador na história do Acre. E o que mais nos preocupa é que não acabou. Neste momento, ainda estamos enfrentando uma terceira onda desta terrível doença que já tirou a vida de quase dois mil hectares.
Não estou reclamando porque ninguém me obrigou a ser governador. Aceitei este desafio e não me arrependo nem por um minuto. Mas vocês, meninas e senhores, terão que concordar que dois terços do meu governo se posicionaram sobre uma situação dramática de aptidão pública, devido ao Covid, que afetou todos os setores da nossa sociedade.
Enfrentamos este desafio com todas as armas que podemos colocar em nossas mãos. Então construímos dois hospitais de dinheiro, um em Rio Branco e outro em Cruzeiro do Sul. Reformamos hospitais em Brasiléia, Sena Madudeira, Tarauacá e Mâncio Lima. Alguns ainda estão sendo reajustados, mas no final do nosso mandato, teremos todos eles em forma e ao alcance do nosso povo.
Estamos lutando com toda nossa força para trazer o máximo de vacinas Covid possível para o nosso estado. E hoje temos vacinas para adultos e jovens em nossos 22 municípios. E aqui no Acre, posso dizer que só quem fez isso não precisa ser vacinado. Porque, graças a Deus, não faltam vacinas para nossa população.
Sei que muitos dizem que nosso governo não fez muitas pinturas. Mas isso não é verdade. Apesar das consequências da pandemia de Covid, neste momento, as pinturas da Circunvalación de Brasiléia e Epitaciolândia, mesmo no inverno, continuam a toda velocidade, em um investimento de R$ 62 milhões.
Gostaria de lembrar que com a assinatura do acordo bilateral entre Brasil e Peru para a exportação da nossa carne bovina, a BR 317 será uma forma de passagem para as exportações. nossa economia e geração de empregos.
Em Tóquio do Sul, nos próximos meses, entregaremos o componente de reprodução do AC405 pronto. Lembrando que as obras que ligam a cidade ao aeroporto obterão vantagens para os cidadãos de todos os municípios de Juruá e estão orçadas em 54 milhões de reais.
Tudo também está em condições de assinar, em fevereiro, as ordens de serviço de duas pontes muito aguardadas pela população de Sena Madureira e Xapuri. As pontes que ligam o meio do Sena ao Segundo Distrito custarão R$ 36 milhões. E a ponte que vai integrar o centro de Xapuri com o distrito siberiano, R$ 40 milhões. Esses dois investimentos através do nosso governo trarão integração social e progresso econômico para esses dois municípios vitais do Acre”.
Estamos finalizando os estudos de alocação para a licitação, em fevereiro, da estrutura do viaduto na Avenida Ceará que atenderá todo o tráfego da nossa capital, no valor de 22 milhões de reais. Posso dizer que, em breve, também dar a ordem de serviço para este trabalho.
Soma-se a ela a revitalização da Orla do Bairro do Quinze, que está em processo de aprovação da cessão e licitação, em um investimento de 22 milhões de reais.
Lembro que em fevereiro entregaremos o pronto-socorro de Rio Branco, que está completamente acabado. A ala recém-construída, com 58 leitos, custa R$ 12 milhões. Também em fevereiro entregaremos várias ruas de paralelepípedos em Rio Branco através do nosso governo nos bairros de Sobral, Benfica, Portal da Amazônia e Canaã. Um investimento de 14 milhões de reais.
Além dessa obra principal, concluímos inúmeras reformas de prédios públicos em nossos 22 municípios. Sempre com o objetivo de preservar o patrimônio público e gerar emprego e fonte de renda para nossa população.
Não tenham dúvidas, senhoras e senhores, de que faremos do Acre, em 2022, uma comissão para a nossa infraestrutura que servirá de alavanca para o nosso tão esperado desenvolvimento econômico.
E é com esse objetivo de gerar oportunidades para o nosso pessoal rural que, através da Secretaria de Produção e Agroindústria, sepa, temos investido em nossa produção rural, vendendo o agronegócio no Acre. E este ano mostraremos efeitos encorajadores na produção de soja, milho e café.
Digamos também que para perpetuar essa produção rural, somente em 2021 recuperamos 1. 285 km de filiais em aliança com os gabinetes do prefeito e mais de 3. 000 km através do Deracre. São números inegáveis que demonstram nosso compromisso com a produção rural e com a criação de empregos e fontes de renda em nosso estado.
Tivemos que entregar carros e máquinas novos para todos os departamentos e municípios. E avançamos na distribuição de água potável em vários municípios. Estabelecemos alianças para a manutenção das ruas urbanas e dos ramos rurais com todos os prefeitos do Estado, sem levar em conta as cores do partido.
Em suma, apesar dos danos à economia e das restrições causadas pela pandemia de Covid, não paramos. Temos movimentos aplicáveis em educação, saúde, proteção e em todos os nossos departamentos, com o objetivo de incentivar a criação de novos empregos e oportunidades para nossa população.
Tentei resumir nossos movimentos e aqueles que pretendemos trazer à tona em 2022 para dar uma revisão do nosso governo aos parlamentares. Mas quem precisar se ater à implementação do nosso plano de governo, publicou as eleições, pode acessar o portal da transparência da Secretaria de Planejamento e Gestão, onde esses dados estão disponíveis para todos os nossos cidadãos, no e-mail seplag. ac. gov. br/gestaogovernamental/planodegoverno.
E, em conclusão, desejo a esta Assembleia outro ano legislativo muito produtivo. Que cada um de nossos deputados esteja ciente do projeto que nos foi confiado através de nossos outros colegas. E que possamos unir cada vez mais todos os estratos do Acre em torno de um único objetivo, que na verdade é a vida das outras pessoas que vivem no Acre.
Que Deus e nos abençoe!
Reconhecimento!