Na segunda-feira, a ponta do Rio Tocantins marcou 10 metros e 53 centímetros, em Marabá, na região sudeste do Pará, 16 centímetros a menos do que no dia 29, quando foi publicado o último Boletim da Defesa Civil Municipal. No dia 4 deste mês, o rio ultrapassou treze metros, causando alagamentos em várias áreas da cidade e deslocando mais de 5. 000 famílias. A redução fez com que a ponta da rua só fosse perceptível em locais onde a água cobria, como nos arredores do município.
VEJA MAIS
O número total de famílias afetadas foi de 5. 157, das quais 1. 012 ficaram desabrigadas e foram destinadas a abrigos no corredor da cidade e 2. 276 foram deslocadas, ou seja, foram para as casas de familiares e amigos. As outras são famílias ribeirinhas e/ou insulares, que estão no térreo das casas e estão relutantes em deixar suas casas.
Em meio às enchentes dos rios Tocantins e Itacaiúnas, o maior em 20 anos, foram construídos treze abrigos oficiais em tempo recorde, alcançando um total de 20 abrigos oficiais no período. No dia 26, foram feitos 3 ajustes nas famílias afetadas pelas enchentes.
A Proteção Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (SEAPAC), também indicou que continua com a assinatura das famílias e a entrega de cestas de alimentos fundamentais, além da disponibilização de um caminhão para remoção.
Para quem deseja famílias com doações, as questões oficiais do corredor municipal para coleta são a sede da Seaspec, que fica na Fonte da Fonte, no distrito do Amapá, Marabá, em frente ao CAP e ao lado do Ministério Público do Estado e na sede da Defesa Civil Municipal, que está localizado em um novo endereço, Rua 7 de Junho, nº 1020, Marabá Pioneira. O armazenamento é de 8 a 16 horas.
As peças prioritárias são alimentos não perecíveis, peças de higiene, roupas e roupas de cama, mesas e peças de banheiro.
EQUIPAMENTO
GRUPO LIBERAL
AMAZONA
FM LIBERAL
CONTEÚDO PATROCINADO
libplay
COLUNAS E BLOGS
LIVRARIA
ÚLTIMO
BELÉM
POR
POLÍCIA
POLÍTICA
ECONOMIA
BRASIL
ESPORTES DE
VOCÊ RECEITA
CULTURA