Os municípios de Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Humaitá, Tabatinga, Novo Airão, Maués, Manacapuru e Autazes serão os primeiros a obter o Grupo de Combate Móvel (GTAM), do governo do Amazonas, interno ao estado. Por meio da iniciativa, serão distribuídos 50 carros que atenderão as instalações de segurança pública dessas cidades, somando 20 carros e 30 motocicletas.
“Enviamos motocicletas, mandamos carros. E os carros que estamos na estrada ultimamente são carros rastreados, Ranger, Amarok. Não nos comunicamos mais sobre o ladrão em um carro grande e a polícia em um carro pequeno”, disse o governador Wilson Lima. .
Cada município receberá um kit, composto por dois carros e três motocicletas. O objetivo é que, em um futuro próximo, a operação seja estendida para o resto do interior.
“O conceito está dentro de nós, colocar mais policiais, aparelhos e carros dentro. É um compromisso que temos com a sociedade. Além de se preocupar com a capital, o governador Wilson Lima tem se envolvido muito com o interior”, disse o general Carlos Alberto Mansur, chefe da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Marcus Vinicius Oliveira, a atenção especial à segurança pública do estado é uma orientação do governador.
“Montamos um kit composto por duas motocicletas autocelulares e três motocicletas, que estamos implementando, dentro do grupo de guerra celular. Um grupo, lembrando que a polícia tem atenção diferenciada, utiliza equipamentos diferenciados, e o resultado também será diferente, eles são muito mais eficazes”, acrescentou o comandante-em-chefe.
exercício
Além dos veículos, o governo estadual enviará policiais da capital para os municípios com especializações específicas, como os servidores das chamadas patrulhas Cândido Mariano (Rocam) e com os de Motocicletas e Força Tática.
“Essa sabedoria vai ser passada para a polícia no campo. A diferença é que lá eles vão pintar de forma embutida. Assim, teremos uma combinação de patrulhas de rádio policiais em veículos de duas e quatro rodas, trazendo mais segurança. para a sociedade, mas basicamente dando uma reação qualificada ao crime organizado no campo”, acrescentou Vinicius.
Entrega
Os municípios que compõem a Região Metropolitana terão seus carros esta semana, e o treinamento e treinamento dos policiais deve começar em no máximo dez dias.
“O resto demora um pouco mais, Tabatinga, por exemplo, vai de balsa, demora um pouco mais. Mas, em um máximo de 60 dias, todos os municípios que estavam previstos estarão operacionais, e a população já sentirá uma imagem refletida na proteção pública de suas cidades”, concluiu o comandante geral da PMAM.
Foto: Lucas Silva/Secom